3 perguntas sobre carros usados

3 perguntas sobre carros usados

Hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar nas concessionárias automotivas de carros usados de qualidade e que sejam realmente seguros. A maioria dos carros que você pode encontrar semi novos, precisam ser bem analisados para ver se o investimento compensa.

Porém, obviamente que nem todo mundo tem condições financeiras para comprar um carro zero e ter mais segurança na qualidade do veículo, mas existem algumas questões que podem te ajudar a encontrar um carro usado de qualidade e que não te dê dor de cabeça futuramente. Afinal, pesquisar e tirar todas as suas dúvidas faz toda a diferença em qualquer ato de compra.

Pensando nisso, separamos no artigo a seguir as principais perguntas que você deve fazer na hora de adquirir um carro usado. Confira: 

Pergunte o motivo da pessoa querer vender o carro

Sempre existe algum motivo para uma pessoa passar o carro para frente e ele diz muito sobre a funcionalidade estado de conservação do automóvel. Caso você pergunte para o dono porque ele quer vender o carro e ele disser que precisa, pois não tenho espaço suficiente para família, por exemplo, você pode utilizar esse tipo de informação para entender se aquele modelo vai atender às suas necessidades de conforto ou não. 

Além disso, você também pode observar o comportamento do vendedor, já que nem sempre ele pode te falar a verdade. Ninguém fala abertamente que precisa se livrar do carro porque ele apresenta defeitos, por exemplo. Nesse caso, veja se o vendedor dar respostas específicas ou se ele ficar atentando somente te enrolar com respostas vagas, nesses casos você precisa desconfiar. 

Saiba a quilometragem rodada

Uma outra coisa que você deve aproveitar e perguntar na hora de adquirir um carro usado é qual a quilometragem dele. Isso porque nem sempre um carro com um ou dois anos de uso, por exemplo, está bem mais conservado do que um que já está rodando há quatro anos, como Renault Sandero que você pode encontrar em alguma concessionária.

Nunca nessa vida útil do veículo pelos anos de fabricação dele e sim pela quilometragem, pois ela é quem vai definir a qualidade do veículo e se ele vai durar bastante tempo ou não. 

Veja se a documentação está em dia

Uma outra questão que as pessoas acabam esquecendo de perguntar para o vendedor é se a documentação do veículo que ela vai comprar está em dia. Dessa forma, independente se o carro usado mais recente como um Fiat Toro ou algum modelo mais antigo como Volkswagen Gol, é extremamente importante saber se a situação do veículo está regular.

Pergunte também para o vendedor sobre a quitação de multas, IPVA e DPVAT, já que inclusive é muito comum encontrar carros com valor abaixo do mercado por conta das dívidas que ele tem. E se você já vai financiar algum carro usado, fuja de outras dívidas.

FAQ

Qual a vida útil de um veículo?

A vida útil de um veículo deve ser contada mas pela quilometragem dele. Nesse caso, sempre confira se o carro está abaixo da quilometragem de 200.000 km. Acima dessa média, com certeza o carro terá pouco tempo de uso com qualidade segurança. 

Quais os problemas mais comuns em veículos?

Os problemas mais comuns em carros que você deve perceber para fazer manutenção são: superaquecimento, pane elétrica, bateria ruim, pneus furados, freios desgastados, dentre outros. 

Quais os benefícios de ter um carro?

Os principais benefícios de ter um carro são: conforto no dia da, realização de um sonho antigo, mais segurança nas ruas sempre mantendo a manutenção, proteção contra emergências, economia de tempo, facilidade para viajar, etc.