Na hora de comprar seu carro novo muitas dúvidas vão surgir. Elas passam desde os modelos de carro escolher, de qual montadora, qual o será o que mais vai se encaixar com sua realidade e necessidade, quais opiniões inserir nele e até qual a cor que eu devo escolher. É muita coisa, não é mesmo?
Pensando nisso, trazemos nessa matéria do Portal dos Carros alguns pontos positivos e negativos das cores dos veículos e quais as que estão mais em alta atualmente no mercado automotivo brasileiro.
Mercado dinâmico
O mercado é sempre muito dinâmico e as cores preferidas pelos clientes dos melhores carros também muda com o tempo. Já tivemos épocas em que os modelos prata dominaram o setor. Ter um carro na cor prata era quase o sinônimo de que você estava usando um lançamento de carros 2022 ou do ano vigente à época.
Já outras cores mais básicas, como preto e o branco, são carros que nunca saem de moda. Ou seja, são menos atemporais do que outras, o que ajuda muito na hora da venda do carro. Cores mais marcantes, muitas vezes possuem um prazo de validade menor na comparação de carros, dificultando a sua comercialização ao longo do tempo.
Se sua ideia é usar o carro por um período e depois fazer a troca, use as cores mais básicas. O mais legal é que os fabricantes, como Renault e Peugeot, por exemplo, trazem variações dessa pintura, como por exemplo, o preto e branco perolados, que dá um aspecto mais agressivo para uma cor mais convencional.
Pinturas e cores em alta no mercado
Como já citamos acima, o mercado de carros no mundo é bem dinâmico, ainda mais em um país cheio de amantes do setor e apaixonados por segredos automotivos.
É o que acontece com um tipo de cinza que está rodando o mercado em várias fabricantes, mesmo com nomes diferentes. Tudo começou com o lançamento de carros Nivus, que trouxe o Cinza Moonstone, até então vistas apenas em carros de luxo.
Após a Volks, outras montadoras incorporaram a cor em seus modelos de carro, tornando a febre no mercado.
Cores mais buscadas (nacional)
1. Preta
2. Branca
3. Prata
4. Cinza
5. Vermelha
A cor do carro influencia no valor do automóvel
Pode parecer ser apenas detalhe, mas não, as cores influenciam no valor de comercialização dos carros. Modelos mais temporais costumam ser mais difíceis de serem vendidos pelos seus donos, o que faz o preço cair.
Já, os tons mais comuns, como preta, branca ou prata, são os mais buscados e nunca saem da moda. São dicas de carros para você anotar antes de fechar um negócio, mas também o gosto pessoal é algo que não pode ser deixado de lado. As cores dos carros passam um pouco a personalidade de seus donos.
Entre as coloridas, o vermelho é o que mais tem comércio, também por ter o maior número de carros no mercado.