Nessa matéria vamos falar de dois modelos de carro da Ford que estão entre os mais queridos por quem precisa de uma van para trabalhar. A Ford retornou com a Transit no mercado de automóveis brasileiro, após alguns anos sem comercializar elas por aqui.
A Ford teve de caprichar bastante no projeto, já que outros modelos estão bem enraizados por aqui, como a Sprinter, da Mercedes, ou a Renault Master. Com isso, a montadora americana não decepcionou, entregou carros confortáveis, recheados de itens tecnológicos e segurança. Vamos entender cada uma delas com mais detalhes.
Ford Transit Furgão
Vamos começar pela versão furgão Ford Transit, que é destinada para o transporte de cargas maiores. Fabricada em Montevideo, no Uruguai, a van com esse tipo de carroceria é lançada com preços que partem dos R$ 240 mil.
Esse é o segundo lançamentos Ford no Brasil neste ano, sendo que o primeiro foi a picape média Maverick. Sua montagem será no arranjo CKD, em que as peças são importadas da Turquia e da Argentina para que a van seja montada no Uruguai, na fábrica da Nordex.
A nacionalização dos modelos Ford ficou por conta do Centro de Desenvolvimento de Produto da Ford em Camaçari, na Bahia.
Quem pode dirigir a Ford Transit
A versão furgão da Ford Transit tem Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, com isso qualquer pessoa com CNH do tipo B, que atualmente é a mais comum no mercado automotivo brasileiro, está habilitada a dirigir o carro. Para dirigir as versões vidrada e minibus, ainda é necessária a habilitação do tipo C.
A Ford disse que não tem planos de trazer para o Brasil a versão chassi da Transit, mesmo que a subcategoria seja uma das mais rentáveis. Dessa forma, esses modelos de carros Ford não podem ser adaptados para caminhão, food truck ou pet shop, como a Mercedes Sprinter.
Ford Transit Minibus
Além da versão de carga, a Ford Transit chega ao Brasil também como minibus. O carro tem capacidades de: 17+1 ou 18+1, maior comprimento e teto mais alto, além da rodagem dupla no eixo traseiro, 14+1 ou 15+1, menor no comprimento e altura e rodagem simples, e a vidrada, sem bancos para adaptações por empresas terceiras.
Motor
Segundo a montadora americana, a Ford vai usar o mesmo motor para todas as versões da Transit. O 2.0 turbodiesel EcoBlue tem 170 cv e 41,3 kgfm de torque a 1.750 rpm até 2.500 rpm. Com o uso do Arla32, ele se adequa dentro das regras de emissões do Proconve 7 e, completando o conjunto, câmbio manual de 6 marchas e tração traseira.