Desde a sua chegada ao Brasil, entre os carros Fiat sempre tiveram espaço para os mais econômicos e alguns se destacaram e são lembrados até hoje, como por exemplo o Fiat Uno ou o Fiat 147, compactos muito queridos pelos brasileiros.
Ao contrário do mercado automotivo dos Estados Unidos, os carros europeus têm mais essa pegada de economia de combustível, enquanto os americanos esbanjaram mais potência, sem se preocupar muito com o consumo. Essa realidade foi mudando ao longo do tempo e unificou o mercado, buscando eficiência para montar o melhor carro custo benefício.
Nesta matéria do Portal dos Carros falaremos um pouco mais sobre a linha atual da Fiat no Brasil e seus carros econômicos, com foto em dois modelos: os hatch compacto Fiat Mobi e o hatch Fiat Argo, vamos nessa?
Fiat Mobi
O Mobi nasceu para ser um carro prático e para o uso no dia a dia. Com seu tamanho bem reduzido se comparado a outros modelos de carro, o Mobi entrega para seu público aquilo que se espera de um hatch compacto. Desempenho médio de um motor 1.0 em um carro relativamente leve e um bom consumo de combustível.
De acordo com os dados divulgados pela fábrica italiana, o Fiat Mobi, com a atualização para novo carro da Fiat, consegue rodar com 13,7 km com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, a média fica em 15 km/l na estrada. O menor apetite resultou, inclusive, em uma autonomia de 700 km com um tanque de combustível.
A ideia da Fiat para o Mobi é essa. Ele é um carro simples, sem luxo e com os itens básicos de tecnologia para baratear seu custo e torná-lo competitivo no nicho em que ele se dispõe a concorrer. Ele concorre com o Renault Kwid na briga entre carros econômicos e baratos.
Fiat Argo
Se o Mobi é campeão da frota das empresas ou um carro voltado para o dia a dia corporativo, o Fiat Argo é o carro para famílias pequenas ou casais com até um ou dois filhos. O hatch da fabricante italiana tem o importante papel de agradar aos proprietários do extinto Palio, que saiu de linha.
Com muito mais opções tecnológicas do que o Mobi, o Fiat Argo versões tem como itens de série na sua linha de entrada: ar-condicionado, direção elétrica, alarme, preparação para rádio (chicote), rodas de aço com 14″ e calotas, travas e vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e computador de bordo.
Além disso, ainda a Fiat disponibiliza o Kit Plus (R$ 1.088), com predisposição para rádio (6 alto falantes + antena), desembaçador e limpador do vidro traseiro.
Sobre o Fiat Argo consumo, o motor 1.0 do Argo renderá melhor na estrada agora do que antes, fazendo 15,8 km/l abastecido com gasolina e 11 km/l abastecido com etanol. Antes, o hatch rendia 15,1 km/l e 10,7 km/l, na mesma ordem, em ciclo rodoviário, segundo a Fiat.