A Fiat tirou o icônico Fiat Uno de linha do Brasil após longos 37 anos de muito sucesso para o modelo que marcou a história de muitas pessoas Brasil afora e também da marca italiana no Brasil.
As novas exigências para o controle de emissão de poluentes do Proncove 7 forçaram a montadora a encerrar a produção em linha do famoso carro no Brasil. O Uno Fiat ficou conhecido pela sua estética diferenciada, além da força e da capacidade que o carro tinha de andar pelos mais variados tipos de terrenos, além de estar na lista dos carros econômicos e baratos do Brasil.
Edição de colecionador
Após quase 40 anos de sucesso, para marcar sua despedida, a Fiat lançou a sua última versão, o Fiat Uno Ciao, uma série especial limitada de 250 unidades ao preço de R$ 84.990, para os ‘uneiros’ guardarem na garagem e usarem com moderação.
Fiat Uno versões
O Uno chegou ao Brasil no ano de 1984 para ser o sucessor do aclamado Fiat 147, inclusive os primeiros Unos lembravam bastante a estética do antigo carro italiano. E ele conseguiu. À época, os modelos de carro tinham linhas modernas, com um bom espaço interno e ótimo consumo de gasolina.
O primeiro Uno que foi apresentado ao mercado de automóveis do Brasil foi com motorização 1.0 a gasolina, sendo acompanhado depois pelos 1.3 e 1.5. Dois anos depois, chegou o Fiat Uno 1.6, também com a opção a álcool. Esse modelo foi um dos mais vendidos pela Fiat, pois tinha um bom desempenho se comparado aos modelos anteriores.
Fiat Mille
Talvez um dos modelos mais famosos e que rodam até os dias atuais pelas cidades brasileiras é o Fiat Uno Mille. A história desse modelo vem acompanhada da história do Brasil.
Na época, o então presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu lançar uma medida que reduzia os impostos de carros com motorização 0.8 e 1.0. Seria um passo muito importante para o mercado automotivo brasileira, a chegada dos carros populares.
A Fiat, como já tinha consolidado o Uno no mercado, inclusive com sua versão sedã, o Prêmio, a perua Elba e a picape Fiorino, apostou na ideia e aproveitou o momento para entregar o Fiat Mille.
Depois de mais de 3,7 milhões de unidades vendidas desde sua estreia em 1984, o Uno Fiat Mille se despede do mercado automotivo nacional com a série especial limitada a 2 mil unidades, chamada Grazie Mille, em 2013.
Nesse mesmo ano, a montadora italiana lançou o novo Fiat Uno, que durou até o fim do ano passado.
Séries históricas
Como o carro não está mais sendo comercializado pela Fiat, os modelos históricos são os mais valorizados, seja o Grazie Mille, que fechou o ciclo dos Unos quadrados, ou o Ciao, que marcou o fim da era de Unos no Brasil.