O Fiat Uno saiu de linha em 2022 e ganhou uma versão de despedida, chamada de Ciao, que custava em torno de R$ 100 mil. O carro que marcou várias gerações liderou o segmento dos hatches compactos por muitos anos e esteve presente em versões perua (Elba) e sedã (Prêmio).
Atualmente, o Fiat Mobi chegou para suprir a falta dos famosos carros da Fiat e vem fazendo bem esse papel. Não é um carro focado no luxo, mas consegue entregar uma quantidade justa de tecnologia e conforto, se colocar na conta que atualmente é o carro mais barato do Brasil.
Vale a pena comprar o Fiat Mobi?
Tanto o Mobi quanto o Uno são hatches compactos, praticamente com as mesmas dimensões e motorização, a maior mudança está no seu visual, tanto no interior quanto no exterior.
Fiat Mobi preço e seu comparativo com as versões do Renault Kwid, outro concorrente no mesmo segmento:
1 – Fiat Mobi Like 1.0 MT5 – R$ 61.990
2 – Renault Kwid Zen 1.0 MT5 – R$ 62.790
3 – Fiat Mobi Trekking 1.0 MT5 – R$ 64.990
4 – Renault Kwid Intense 1.0 MT5 – R$ 66.490
5 – Renault Kwid Outsider 1.0 MT5 – R$ 69.990
É nesse ponto que entra a vantagem de se comprar um Fiat Uno. Enquanto esses modelos de carro custam mais de R$ 60 mil, é possível encontrar seminovos dos carros Uno da última geração, ano 2021, com preços abaixo dos R$ 50 mil, em bom estado de conservação.
Quase 20% mais barato e com as mesmas configurações do Fiat Mobi tabela fipe ou do Kwid. Se ter veículos seminovos não for impedimento, é algo que deve ser analisado antes de fechar o negócio.
Fiat Uno 2022 – desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima em km/h
Fiat Uno 1.0 Fire – 13,8 segundos e 153 km/h
Fiat Uno 1.0 Firefly – 12,5 segundos e 157 km/h (fora de linha)
Fiat Uno 1.3 – 9,8 segundos e 177 km/h (fora de linha)
Fiat Uno 1.3 GSR – 9,8 segundos e 177 km/h (fora de linha)
Fiat Uno Consumo
O antigo motor firefly 1.0 da FCA equipava bem o Uno, que era um carro compacto e leve, entregando 72 cv a 6.250 rpm com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm com etanol, bem como 10,4 kgfm a 3.250 rpm e 10,9 kgfm a 3.250 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.
História do lendário Uno no Brasil
O Uno chegou ao Brasil no ano de 1984 para ser o sucessor do Fiat 147, inclusive os primeiros Unos lembravam bastante a estética do antigo carro italiano. E ele conseguiu. Para a época, os modelos de carro tinham linhas modernas, com um bom espaço interno e ótimo consumo de gasolina.
O primeiro Uno que foi apresentado ao mercado de automóveis do Brasil foi com motorização 1.0 a gasolina, sendo acompanhado depois pelos 1.3 e 1.5. Dois anos depois, chegou o Fiat Uno 1.6, também com a opção a álcool, combustível que estava em alta na época.