O Jeep Compass Limited chegou ao Brasil faz alguns anos. Os primeiros modelos de carro tinham uma pegada bem diferente das atuais, que conhecemos hoje. Importado dos Estados Unidos, o carro não se ajustou muito ao uso no Brasil: a suspensão sofria nas ruas brasileiras e o motor era muito gastador.
A chave virou quando a Jeep decidiu relançar o carro, alterando completamente seu visual e sua mecânica com a opção de fabricá-lo em terras brasileiras. A partir de 2016, os primeiros Compass Jeep da geração que conhecemos hoje começaram a ir para as ruas.
Nesses seis anos, o Jeep modelos ganhou o público brasileiro e atualmente é um dos carros mais vendidos no ranking geral do mercado de automóveis brasileiro. O carro já passou por seis atualizações diferentes, nesse tempo, sempre ajustando poucos pontos no seu visual.
O novo carro da Jeep está disponível na linha 2023 em sete versões diferentes, com preços que podem chegar aos R$ 247 mil nas versões a combustão, além da versão eletrificada, híbrida, que custa um pouco mais de R$ 350 mil.
Jeep Compass Limited
A versão Limited do Compass Jeep é uma das top da linha atual, ficando atrás apenas da Trailhawk, que se diferencia apenas pelo visual (alguns adesivos a mais).
O lançamento Jeep está disponível com duas opções de motorização diferentes. A primeira é o novo, moderno e econômico T270 turboflex 1.3, que desenvolve 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, além de estar acoplada a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×2. Ele vem acoplado a uma caixa de câmbio do modelo Aisin de seis velocidades com modo Sport e paddle shifts no volante.
A segunda e mais cara é usando o motor turbodiesel 2.0 Multijet II faz parte de uma família de propulsores movidos por óleo combustível na Europa, que entrega 170 cavalos a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O motor a diesel da Compass traz com ele o câmbio ZF 9HP de origem alemã com nove marchas, incluindo modo Sport e paddle shifts.
Entre os equipamentos que compõem o Jeep Compass Limited estão: novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior. Também traz em ambas as configurações, flex ou Compass 2022 diesel.
O proprietário do Compass Jeep pode ainda optar por dois tipos de pacotes extras:
- Couro Marrom Arizona (R$ 1.600)
- Pack High Tech 2022 (R$ 9.900) – Piloto automático adaptativo; Aviso de mudança de faixas; Comutação automática de faróis; Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência; Sistema de som Premium Beats de 506 W (8 alto-falantes + subwoofer); Abertura elétrica do porta-malas; Banco elétrico para o passageiro.
- Pack Protection (R$ 950) – Protetor de cárter, Protetor para barro dianteiro e traseiro e Badge exclusivo Pack Protection.
- Teto solar elétrico Command View (R$ 8.900)