Entre as grande novidades da Jeep em seus carros para o mercado automotivo brasileiro 2023 está o lançamento da versão eletrificada de um dos modelos: o Compass 4xe. O carro é o primeiro da história da marca americana a usar um motor elétrico no lugar trabalhando junto de um à combustão, por esse motivo tem tudo para ser um carro histórico.
Quem não sonha em ter veículos grandes, confortável, com motor potente, cheio de tecnologias e ainda não ter de se preocupar com o consumo de combustível, seja flex ou até mesmo o diesel, que o preço está nas alturas, atualmente.
A Jeep seguiu a tendência das grandes fabricantes globais e vai usar o Jeep Compass configurações 4xe, como uma espécie de teste para possível adaptação do motor em outros modelos de carro, como a Commander.
Nesta matéria do Portal dos Carros, falaremos mais sobre esse carros Jeep híbrido e suas tecnologias.
Jeep Compass 4xe
O modelo elétrico da Jeep chega ao mercado de automóveis do Brasil importado da Itália. A aparência é a mesma de seus irmãos movidos a combustíveis fósseis, apenas com a cor aplicada no fundo do logo da Jeep. Outros pontos foram modificados, como a cor das rodas com acabamento preto e os elementos que compõem o farol Led são diferentes, seguindo o padrão europeu.
O Jeep Compass interior nesta versão é exatamente o mesmo dos outros modelos, ou seja , no 4xe não há diferença de padrão no acabamento entre os carros fabricados em Goiana (PE) ou em Melfi, na Itália, mas o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas têm funções exclusivas, próprias para lidar com o sistema híbrido do carro Jeep, segundo sites de notícias automotivas.
Os veículos híbridos da Jeep estão disponíveis em quatro cores: azul, prata, branco e preto, mas para ele têm tons diferentes dos tons usados nos modelos nacionais, novamente devido à importação da Itália.
Mecânica do veículo
É aqui onde é tudo diferente e o carro faz valer os R$ 350 mil investidos nele. O carro híbrido não é flex e usa o motor T270 1.3 GSE Turbo europeu, movido apenas a gasolina. Ele entrega 180 cv e não 185 cv, mas o torque é dos mesmos 27,5 kgfm.
O T270 do Jeep de trilha trabalha com câmbio automático de seis marchas que passa a ter acionamento elétrico para situações onde o motor 1.3 pode permanecer desligado com o carro em movimento.
O grande destaque do modelo é o motor elétrico, que foi chamado pela Jeep de P4, que fica localizado no eixo traseiro, dentro do subchassi. Ele tem 60 cv e 25,5 kgfm e pode lidar sozinho com o Compass até os 130 km/h quando funcionando no modo elétrico.
As configurações do Compass Jeep 4xe ainda tem outros dois modos de dirigibilidade disponíveis, o E-Save que pode ser ajustado para manter a carga da bateria ou para recarregar a bateria.
No Brasil, o Jeep Compass 4xe está homologado com consumo urbano de 25,4 km/l e rodoviário de 24,2 km/l.