Um dos grandes movimentos de grandes empresas na história recente, sobretudo no segmento automobilístico, foi feito em 2021. Naquele ano, surgiu a Stellantis, holding que uniu corporações ligadas à Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e ao PSA Group. Dois carros ligados a marcas desse guarda-chuva institucional serão comparados agora. Confira o duelo 3008 x Renegade!
O carro com nome de número é fabricado pela Peugeot, histórica montadora francesa. Já o Renegade é da Jeep, fundada nos Estados Unidos da América e atualmente propriedade da Fábrica Italiana Automobili Torino (FIAT).
Características gerais
Antes, é importante destacar que, para comparar dois modelos bastante diferentes, é necessário voltar um pouco no tempo para ser justo com todos os leitores que acompanham o texto. E foi na década passada que paramos, com pacotes semelhantes para veículos distintos.
O Peugeot 3008 escolhido foi o Griffe 1.6 do ano de 2015 à gasolina. Já o Jeep Renegade parâmetro para a comparação foi o Longitude 2.0 Turbo 2016 a diesel.
Agora, chegou a hora de conferir todos os dados e fazer o comparativo!
Informações de mercado
Falamos no começo deste texto justamente sobre o quanto o mercado influi no comparativo 3008 x Renegade. E é claro que o segmento tem suas especificidades. De toda forma, em tais números, a vantagem é do veículo francês.
O preço do automóvel gaulês analisado é de R$ 63.739, enquanto o do estadunidense é de R$ 100.126. Os franceses valorizaram o próprio automóvel em 0,7%, fato raríssimo para um veículo, enquanto o concorrente viu o preço cair 3,09%. Os valores de seguro e Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) também têm vantagem do 3008: R$ 4.653 e R$ 7.309 e R$ 2.550 e R$ 4.005, respectivamente. Tudo isso, é claro, muda em uma promoção de carros Peugeot.
Os números até melhoram a favor do Renegade quando falamos do número de vendas no mês de dezembro de 2022 e do valor investido em revisões até sessenta mil quilômetros. No último grupo de dias do último ano, foram vendidos apenas 54 3008 analisados, enquanto tivemos um grande valor de 5.420 Renegades comercializados. Já a respeito das revisões, o gaulês precisou de R$ 5.869 investidos, enquanto o Renegade precisou de “apenas” R$ 3.620. O preço de carros Peugeot, portanto, compensa na relação custo-benefício.
Desempenho renegado
Se os valores de mercado favorecem, majoritariamente, o francês, há uma evolução bastante grande do Renegade – embora, é claro, existem exceções.
Quando os dois carros são levados ao máximo, o veículo da Jeep tem mais força. Na potência máxima, 170 cavalos de potência contra 165 cv; no torque máximo, 35,7 quilograma-força-metro ante 24,5 kmgf; no regime de potência máxima, 3750 rotações por minuto do estadunidense contra 6000 rpm do adversário. Na velocidade máxima, entretanto, o carro Peugeot 3008 alcança número melhor: 202 quilômetros por hora ante 190 km/h.
A comparação quando leva-se em conta o cruzamento de informações fundamentais do veículo ajudam a equilibrar a conta. No regime de torque máximo, 1400 rotações por minuto do 3008 ante 1750 rpm. Ao separar o peso pela potência, nova vantagem do francês: 8,97 quilogramas para cada cavalo de potência contra 9,62 kg/cv. Segue a sequência de vitórias do 3008 na potência específica: 103,3 cavalos de potência por litro ante 86,9 cv/l do oponente.
Para encerrar, duas vitórias bastante específicas do Renegade. No peso/torque, 45,8 quilogramas por quilograma-força-metro contra 60,4 kg/kgfm; já no torque específico, 18,3 quilograma-força-metro por litro do estadunidense contra 15,3 kgfm/l.
Consumo
Sem motores flex, todos os dados são relativos à gasolina. E, neles, a vitória é completa do Renegade. Por sinal, todos os dados são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
No consumo urbano, 9,4 quilômetros por litro contra 8,8 km/l. Já no rodoviário, a vitória é mais apertada: 11,5 quilômetros por litro ante 11,1 km/l. Na autonomia urbana, temos 564 quilômetros do estadunidense contra 528 km do concorrente. Já na autonomia rodoviária, 690 quilômetros a 666 km/l na disputa.
Há, entretanto, um resultado honroso para o Peugeot 3008 em meio a tantas derrotas. O tanque de combustível dos dois veículos possui exatamente a mesma medida: em ambos, cabem 60 litros de gasolina.