Mesmo realizando a manutenção de carro para estrada pode ocorrer do automóvel “negar fogo” no momento em que estivermos partindo para a viagem ao mundo afora. Sabe por que? A questão é bem complexa, pois são diversos fatores que podem acontecer, como manutenção sem qualidade ou realmente a famosa onda de azar, claro, existem outros aspectos negativos.
No entanto, todos estão sujeitos a essa situação nada agradável e não podemos nos desesperar quando isso acontecer de fato. Podemos dizer que isso é um tanto comum. Se você nunca passou por isso, provavelmente já viu algumas pessoas com seus carros parados na beira da estrada aguardando o guincho, não é mesmo?
A questão é que você precisa estar preparado para saber lidar corretamente com esse problema, nada de desespero ou impulsividade para não tornar o momento ainda mais difícil. Com base nisso, separamos algumas dicas do que realmente fazer quando o seu carro pifar na estrada.
Lembre-se a segurança deve vir em primeiro lugar, por isso ligue o pisca-alerta assim que sentir que algo está errado. Com isso, os outros automóveis que estão passando entenderão. Sempre fique na faixa direita, parado no acostamento. Confira!
Observe a situação
Como dito anteriormente, mesmo com a devida revisão de carro para viajar é possível acontecer do mesmo quebrar durante o percurso. Então, assim que estiver sentindo alguma diferença ou até mesmo fumaça, não pense duas vezes em entrar no acostamento e sair do automóvel.
Com isso, estará salvando a sua vida e a dos outros passageiros. Pois, nunca se sabe o que realmente está ocorrendo quando não se tem um profissional da área para avaliar. Foque em como poderá solucionar, ligando para o guincho, andando até um posto de gasolina próximo ou até mesmo entrando em contato com outras pessoas que irão auxiliar.
Será que é realmente necessário sinalizar?
Isso já foi mencionado, no entanto é importante enfatizar que é extremamente necessário sinalizar para os demais carros que estão por perto. Assim, pode evitar até mesmo uma batida. Coloque o triângulo de sinalização bem longe do seu automóvel parado, para que todos que passem por lá vejam de primeira que existe um automóvel quebrado.
Faça a contagem da medida da distância dessa forma: se o limite da estrada for 60 quilômetro, então conte 60 passos a partir da traseira do veículo. Se o tempo estiver fechado ou chovendo, aumente o número de passos.
Pode ter certeza que com isso estará muito mais seguro e longe de colisões. Caso não tenha os triângulos utilize outros objetos como galhos de árvores, mas não deixe de realizar esse processo.
Tenha salvo todos os números importantes
Quando se está com o carro na estrada é imprescindível estar bem equipado para problemas. Com isso, tenha em seu celular ou em seu caderno de anotações números da seguradora, guincho privado ou até mesmo conhecidos que entendem do assunto: carro.
Tendo essa organização, evitará ficar parado sem saber o que fazer nesses momentos complicados. Porém, em caso extremo, tente chamar atenção dos carros para que algum desses parem para ajudar. Nunca fique no meio da estrada, balance os braços no acostamento.
Saiba mais dicas de automóveis do Portal dos Carros
Agora que já está apto para resolver o problema de carro quebrado durante a viagem na estrada mesmo com a revisão, não deixe de acompanhar também outras dicas e informações necessárias que o Portal dos Carros tem a oferecer. Fique por dentro de todas as novidades do mundo automotivo.