Quando fazer a troca dos discos de freio do seu carro?

É muito importante cuidar das peças do seu carro, como os discos de freio. Confira quando fazer a troca dos discos de freio do seu carro.

Caso você não saiba, quando você investe em um automóvel, certos cuidados de manutenção automotiva acabam vindo juntos dele, já que de tempos em tempos você precisa alterar alguns equipamentos do veículo, como os discos de freio, para que ele continue seguro e com qualidade. Saber quando fazer a troca dos discos de freio do seu carro é uma das melhores maneiras de preservá-lo.

O disco de freio é um dos componentes mais importantes do sistema de frenagem dos automóveis atuais. Basicamente é um disco feito de material sólido que acoplado ao cubo da roda de um veículo que tem sistema de freio a disco ponto esse componente agente junto com as pastilhas de freio e a sua função é de diminuir a rotação da roda do carro até fazer ele frear completamente. 

Mas, qual é o tempo ideal para trocar os discos e pastilhas de freio de um automóvel? Pensando nisso, separamos algumas dicas a seguir para facilitar essa visão fazendo com que você faça a troca na melhor época possível. Confira: 

Certa vibração ao acionar os freios

Com o passar do tempo, é algo comum a formação do corpo do disco de freio acontecer no seu carro novo, seja ele um modelo mais popular e compacto como Fiat Argo ou até mesmo um carro mais robusto como Renault Captur. O motivo para essa deformação ocorrer eu entendo seu contato com as pastilhas que acaba consumindo o material, o que pode ser feito de forma irregular, dependendo das condições de rodagem do carro.

A consequência disso é a formação de certas ondas na superfície do seu disco de freio. Isso vai acabar causando certas vibrações e ruídos metálicos na hora que você for andar com o automóvel. Esses ruídos também indicam que as pastilhas também se encontram danificadas e precisam de uma troca. 

Barulhos na hora de frear

Uma das melhores formas de descobrir quando trocar os discos de freio do seu carro é por meio dos barulhos. Caso o seu veículo esteja apresentando certos barulhos na hora que você frear, tenha em mente que o disco e as pastilhas podem estar com os dias contados.

Além desse barulho mostrar que é preciso trocar esses componentes, também pode indicar que as pastilhas são de qualidade inferior e que você precisa procurar alguma marca renomada no mercado automotivo para colocar no seu carro. 

A melhor coisa a se fazer é pesquisar bem as marcas dos discos de freio e das pastilhas e ver as avaliações de quem já adquiriu o produto. 

40 mil Km rodados

Saiba que a cada 40.000 km rodados com o carro novo, é ideal e recomendado fazer uma avaliação detalhada no sistema de freio para trazer mais segurança e verificar a necessidade de substituição dos componentes. Geralmente depois desse tanto de Rodagem do veículo, é necessário fazer a troca dos discos de freio pelo menos, mas siga as dicas de acordo com o que o fabricante recomendar. 

FAQ

O que estraga um disco de freio?

Um dos principais problemas que acaba causando um certo estrago no disco de freio é o atrito existente entre os discos e as pastilhas quando o veículo acaba alcançando velocidades maiores em determinados locais. Porém esse atrito é comum e realmente com o passar do tempo os discos precisam ser trocados. 

Quanto tempo dura um disco de freio?

A duração máxima de um disco de freio pode chegar até 50.000 km do veículo rodado. Mas nunca é recomendado chegar ao limite, se você conseguir, troque o seus discos e pastilhas de freio quando alcançar a marca de 40.000 km rodados. 

Posso molhar o disco de freio?

A resposta é sim, mas sempre mole com água e um pouco de detergente neutro ou álcool. A dica automotiva não limpar os discos com derivados do petróleo.