Logo que foi revelado ao mercado, um detalhe chamou atenção no Jeep Grand Cherokee: pelo tamanho bastante parrudo, o consumo de combustível era uma imensa conquista da empresa estadunidense por ser tão em conta. É claro que ser conhecido por utilizar pouca eletricidade (lembre-se: a letra “e” depois do “4x” indica que o veículo é elétrico) é bastante importante, mas, acredite: o veículo é muito mais que tal importante característica.
Curioso para conhecer um pouco mais sobre o modelo? Siga lendo e verifique quais os outros pontos positivos do veículo!
Números diversos
Para ficar na comparação com outros carros da mesma marca, é importante pontuar que o Jeep Grand Cherokee 4xe é tem números relativos ao porte bem maior, até mesmo, que Compass e Commander. De comprimento, são 4.915 milímetros de comprimento, 1.968 mm de largura, 1.798 mm de altura e 2.964 mm de distância entre-eixos.
Potência
Quem pensa que carros elétricos são menos potentes, certamente, terão um susto aqui. O motor do Jeep Grand Cherokee é o 2.0 Hurricane, com quatro cilindros, dezesseis válvulas, turbinado e a gasolina. Além disso, existe a injeção direta e o ciclo Miller. Essa unidade de potência se alia a um motor elétrico que, somados, formam 380 cavalos de potência (!) e 27,5 quilograma-força-metro de torque.
Também é importante fazer um destaque especial para o câmbio do carro. Com oito marchas, ele também possui tração nas quatro rodas.
Por sinal, a disposição de todos esses componentes é importantíssima. O motor elétrico fica posicionado entre o térmico e a caixa de câmbio, substituindo o conversor do torque. Uma central eletrônica existente, então, alterna os motores para entregar o resultado do torque para a transmissão
Isso tudo pode ser controlado, por sinal. Existem três modos de condução do automóvel:
- Hybrid (dois motores atuando juntos)
- Electric (integralmente elétrico)
- e-Save (utilização do motor térmico para tração de rodas e recarregamento de bateria elétrica do carro)
Para encerrar, uma palavrinha sobre o consumo
Ao todo, são dez módulos, que possuem quatrocentos volts de capacidade e somam-se a dezessete quilowatts-hora de carga. Com tudo isso, a autonomia é de quarenta quilômetros rodando apenas no modo Electric, mas os demais sistemas auxiliam o modelo a ter incríveis 24 quilômetros por litro. O automóvel, na realidade, é um híbrido classificado como PHEV (“Plug-in Hybrid Electric Vehicle”, “Veículo Elétrico Híbrido Plugável”, em tradução livre).
Espaço interno
Dentro desses carros da Jeep, existem algumas (no plural) telas digitais com mais de dez polegadas no painel. Uma delas tem como função o quadro de instrumentos, enquanto a outra terá a central multimídia. Existem outras duas telas de televisão e entretenimento no banco traseiro.
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