Carros elétricos: o que são, como funcionam e vantagens

O projeto de criar carro elétrico já existe há muito tempo no mundo, porém só agora em meio às questões ambientais é que ele se desenvolveu. Grande parte dos países do mundo já possuem planos para trocar totalmente sua frota de carros a combustão por modelos a motores elétricos. A Europa é pioneira nesse projeto. […]

0

O projeto de criar carro elétrico já existe há muito tempo no mundo, porém só agora em meio às questões ambientais é que ele se desenvolveu. Grande parte dos países do mundo já possuem planos para trocar totalmente sua frota de carros a combustão por modelos a motores elétricos.

A Europa é pioneira nesse projeto. O bloco colocou como meta chegar a 2035 com carro novo comercializado apenas com  motores elétricos, ficando apenas os mais antigos ainda com motores movidos a combustíveis fósseis, e assim eles desaparecendo com o tempo.

O movimento ganha ainda mais força quando os Estados Unidos, grande mercado automotivo global, sinaliza na mesma direção. Os americanos querem que as montadoras, como Fiat, Jeep, Ford, entre outras, apoiem a meta é que até 2030 comercializem 40% da frota nova com veículos elétricos.

E o Brasil nisso?

No Brasil, os carros elétricos ainda são um mercado de luxo. Por aqui, poucos modelos estão disponíveis com esse tipo de motor, geralmente carros lançamento para as classes mais ricas. 

No comparativo de carro, o modelo mais barato comercializado no mercado de automóveis brasileiro é o Caoa Chery iCar, custando R$ 139.990, seguido pelo Renault Kwid E-Tech, com valor de R$ 146.990.

Como funcionam os carros elétricos

O alto preço dos carros elétricos são cobrados por causa da tecnologia que está embarcada neles. E também por ser algo novo, lançamento de carro e novidade para o mercado com alta demanda.

Seu funcionamento é bem básico e mais simples do que aparenta ser. A parte mais importante é a sua bateria. A maioria delas é feita de íons de lítio, assim como as do smartphones, como se os carros elétricos fossem como grandes celulares. A enorme peça fica no assoalho, dessa forma ajuda também a melhorar a dinâmica dos veículos.

A vida útil de uma bateria para carro elétrico é de 8 anos, equivale a cerca de 35% do preço de um carro novo e pesa entre 200kg e 300kg.

Através do módulo de controle, que funciona como um cérebro para o carro, ele consegue entender a informação do acelerador e jogar a quantidade de energia da bateria para o motor, tornando-os carros mais econômicos.

Quando a energia chega ao motor, ele a converte em movimento, movendo o eixo do carro e fazendo ele andar. A eficiência da energia elétrica é 3x maior do que a energia a combustão, independentemente dos modelos de carro.

Carros elétricos possuem apenas duas marchas: a que move para frente e a ré. A força que move o carro é proporcional à energia que vem do motor, sem precisar ficar passando polias, novidade dos segredos automotivos.

As baterias são carregadas por tomadas, mas também usam o atrito dos freios para completar a carga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *