Se você é fanático por carros assim como a gente, precisa conhecer essas curiosidades mais loucas do mundo do mercado automotivo mundial.
Se liga nessa matéria do Portal dos Carros e se surpreende com coisas como: você sabia que Bob Marley tinha um BMW só para combinar com o nome dele? Além dessas, apresentaremos muitas outras, vamos conhecer!
Curiosidade 1 – Chegada do 1º carro ao Brasil
Você sabe qual foi o primeiro modelos de carro que desembarcou em solo brasileiro, quando e quem foi quem trouxe para o Brasil?
O primeiro carro que chegou ao Brasil, no ano de 1983, foi um Daimler movido a vapor comprado por Henrique Santos Dumont, irmão do Alberto, foi o pontapé inicial no mercado de automóveis do país.
Curiosidade 2 – Quando foi o primeiro acidente de carro no Brasil?
Os acidentes entre veículos sempre acompanhou a história de nosso mercado. Por aqui, a primeira colisão que se tem registros envolveu uma personagem famosa do Brasil.
Em 1897, pouco tempo depois da chegada do primeiro carros lançamento, o poeta Olavo Bilac, Olavo Bilac, autor do hino à Bandeira, perdeu o controle e bateu contra um árvore, no Rio de Janeiro. Os ocupantes saíram ilesos e o carro apenas com escoriações.
Curiosidade 3 – Espelho retrovisor
Atualmente, pelo costume, uso e a segurança que ele nos passa, é impossível imaginar os carros, independentemente das marcas de carro, sem os espelhos retrovisores, não é mesmo?
Mas, você sabia que ele foi inventado apenas em 1906, pelo francês Alfred Faucher. Foi ele também que criou a luz de freio e o pisca-pisca.
Outra curiosidade dentro dessa curiosidade foi que só em 1997 foi obrigatório a implementação do retrovisor do lado direito dos carros. Até então item opcional em carro mais barato.
Curiosidade 4 – Obrigatoriedade do cinto de segurança
Seguindo no assunto segurança nos veículos, a obrigatoriedade dos cintos de segurança passou a vigorar em 1968, no Brasil, e ainda apenas para os ocupantes de bancos dianteiros, mas o seu uso em si ainda não era exigido pelas autoridades.
A primeira lei nesse sentido tinha âmbito municipal e passou a valer em 1994 na cidade de São Paulo. A utilização desse importante equipamento só se tornou obrigatória em todo o país a partir de 1997, quando entrou em vigor o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em 1999, o cinto de três pontos passou a ser usado na frente e a partir deste ano, isso mesmo, em 2022, ele foi exigido pelas autoridades para todos os ocupantes de lançamentos carros 2022.
Gostou das curiosidades? Levantamos aqui as mais legais, mas existem outras inúmeras que traremos em outras matérias. Fiquem ligados!