Alguns procedimentos são itens básicos na manutenção de todos os modelos de carro e muito importantes para a segurança e conforto de todos os ocupantes dos veículos.
Alinhamento e balanceamento das rodas estão entre eles, pois são essenciais para manter a estabilidade dos carros, além de reduzir o consumo de combustível, evitar danos em outros sistemas do carro e trazer mais conforto para o motorista e passageiros.
Vamos falar mais detalhadamente sobre esses dois procedimentos nesta matéria do Portal dos Carro, confira abaixo:
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento das rodas?
Esses dois procedimentos devem ser feitos sempre que necessário, quando o motorista sentir que a direção está trepidando ou pendendo para um dos lados, e sempre com a troca dos pneus do veículo, independentemente das marcas de carro.
O alinhamento é a colocação da roda na posição na qual a fabricante diz que é a correta em relação a suspensão do veículo. Fiat, Ford, Jeep e todas as outras indicam qual a posição ideal para o pleno funcionamento do carro, ou seja, de forma resumida é acertar a inclinação de todas as rodas dos carros.
Balanceamento é a colocação de pequenos dispositivos pesados para compensar diferenças de pesos entre os componentes da roda e dos pneus para que eles rodem de forma uniforme. Isso é comum em todos os carros, seja o Renault Logan ou os mais pesados, como Peugeot Expert, por exemplo.
A diferença de peso ocorre também com o uso das rodas e pneus, desgaste da roda em buracos ou meio-fio, entre outros casos.
Quando fazer o balanceamento e o alinhamento das rodas
Primeiro que em todas as trocas de pneus deve ser feito o alinhamento e o balanceamento. É um serviço que possui um preço baixo, quando não inclusos no valor do pneu novo. Eles são importantes para manter o carro funcionando bem, sem forçar as demais peças. Além disso, ainda costuma reduzir o consumo de combustível, deixando os carros mais econômicos.
Alinhamento – quando você solta o volante em linha reta, os veículos puxam para um dos lados e pneus com desgaste irregular.
Balanceamento – a direção fica vibrando, o que causa desconforto na hora de dirigir e é um risco quando em velocidades mais altas, como em rodovias.
Segundo sites de notícias automotivas, também é necessário fazer o alinhamento e balanceamento sempre que:
- um peso do balanceamento da roda cair;
- um pneu for reparado;
- o veículo estiver com dificuldades de andar em linha reta (puxando para um lado);
- algum componente da suspensão for substituído.
Quanto tempo demora o procedimento?
Com a vida corrida que temos atualmente, essa é uma pergunta bem normal. Em média, os dois procedimentos juntos levam cerca de 1 hora para serem feitos.
Quanto custa?
O alinhamento e o balanceamento de um modelos de carro popular pode custar R$ 90, enquanto em um carro de luxo pode chegar a R$ 500.