Está pensando em comprar um carro novo? Ainda não se decidiu sobre qual modelo de carros irá adquirir, mas já sabe que pretende comprar um SUV da Renault, então o Portal dos Carros vai te ajudar e mostrar os prós e contras dos dois modelos da montadora francesa disponíveis no mercado brasileiro.
A Renault possui dois modelos de SUVs no Brasil: a Duster e a Captur, ambos são carros de porte médio, recheados de conforto e itens de segurança, além de dividirem a mesma plataforma.
Eles se parecem inclusive no preço. Duster Dynamique é o modelo mais caro equipado com motor 1.6 e sai por R$ 80.490. Já a Captur mais barata da linha, a versão Zen parte dos R$ 83 mil, uma diferença bem pouco no valor no comparativo dos carros.
Visual
Enquanto a Renault Duster tem um visual mais robusto e com aspecto mais aventureiro, a Nova Captur apresenta linhas mais suaves e modernas. O mesmo acontece com o interior. Enquanto a irmã mais velha tem um visual mais simples. Ela mantém o mesmo visual de 2011, com um central multimídia no centro.
Já o Renault Captur interior é mais requintado, com mostradores digitais e linhas mais fluidas, porém os dois pecam quanto ao material usado no acabamento e toque rígido e menor qualidade em relação aos concorrentes.
Motorização e consumo de combustível
Embora possuam pesos diferentes, os dois carros da Renault usam o motor SCe 1.6 de 120/118 cv (etanol/gasolina) e 16,2 mkgf, enquanto o câmbio é manual de cinco marchas. E com menos peso, o Duster vai melhor do que Captur,
No comparativo dos carros, a Duster levou 12,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h, contra 13,1 do Captur. Já as médias de consumo de combustível são bem parecidas: 9,4/11,7 km/l em ciclo urbano/rodoviário para o Duster e 9,3/12,1 para o Captur.
Porta Malas
Se você procura veículos para fazer viagens com a família, o tamanho do porta-malas é algo muito importante e item essencial para se levar em conta na hora da escolha. Entre os dois modelos franceses a diferença é bem pequena, mas existe.
Como o Duster é mais alto na sua parte traseira, ele tem um porta-malas com volume maior, com 475 litros. O irmão mais novo fecha com 437 litros.
Veredito final
É difícil cravar uma decisão final, porque cada pessoa tem um gosto por modelos de carro diferente ou até mesmo usos no mercado automotivo, mas se formos avaliar friamente o que cada um dos carros entrega, o Duster tem ficado para trás em visual e tecnologia. Com poucas mudanças e com menos itens de segurança fazem o Captur se performar melhor e é um melhor carro custo benefícios.