Quem quer comprar um carro novo, precisa se planejar para arcar com alguns custos. Além de impostos, seguro e combustível para fazer o carro andar, as manutenções preventivas são essenciais para que tudo siga em ordem com ele, dessa forma você evita outros gastos com consertos.
Segundo estudos, os custos com manutenção preventiva são cerca de 50% menores se comparados com os consertos para ajustar os prejuízos com as quebras em veículos.
Alguns especialistas prevêem a divisão entre 70% de custos e tempo de manutenção em preventiva e 30% em corretiva, mas a tendência é que a importância da preventiva aumente, independentemente das marcas de carro.
O que é manutenção preventiva?
Manutenção preventiva são todos os serviços que devemos fazer no carro de forma periódica, como por exemplo trocar o óleo do motor, o óleo do câmbio, revisar os pneus e substituir os filtros, seja de combustível, de ar ou o do óleo do motor. Vamos falar um pouco mais de cada um e a importância deles e o que as fabricantes pedem, seja Fiat, Renault, Ford, entre outros.
Troca de óleo
A troca de óleo é algo muito simples e os carros lançamento vem cada vez mais adaptados para facilitar esse serviço. Mesmo sendo algo bem simples, é muito importante que seja feito segundo as obrigações dos fabricantes.
Resumindo, a troca de óleo é importante para que esse lubrificante siga trabalhando adequadamente sobre as partes móveis do motor, fazendo a limpeza de resíduos e ainda ajuda no processo de troca térmica, junto com o sistema de arrefecimento, mantendo o motor funcionando em condições adequadas, deixando-os carros mais econômicos.
Troca de filtros
Seja o de ar, o de óleo ou o de combustível, as trocas de filtros também são importantes para manter o correto funcionamento do motor e de outros sistemas do carro. Confira abaixo as dicas de carro.
As trocas de filtros de óleo devem ser feitas sempre a cada troca do lubrificante, ou seja, a cada 10 mil quilômetros. Dessa forma, não polui o óleo recém-trocado com o antigo que fica preso dentro do filtro.
Para veículos que rodam muito em sítios ou nas grandes cidades, onde a incidência de pó ou poluição são maiores, os cuidados com os filtros de ar também devem ser maiores. O filtro é responsável por evitar que sujeira entrem na parte interna do motor, onde ocorre a queima do combustível.
Por falar em combustível, o filtro de combustível merece, cada vez mais, atenção especial, com a qualidade ruim dos combustíveis encontrados nas cidades. Alguns modelos de carro são mais fáceis o acesso do que o outro. Se organize para manter isso em ordem também.
Outros serviços
Esses pontos são básicos para o funcionamento do carro, mas boas dicas automotivas para manter seu carro sempre valorizado é não deixar os problemas irem acumulando. Mantenha sempre tudo funcionando, seja a parte mecânica, elétrica ou a estética para que ele esteja entre os melhores carros.