Você está prestes a comprar um carro novo, mas ainda não tem anotado todos os gastos que ele oferece no seu uso no dia a dia e com impostos e manutenções?
Ter esse número e prever todos os gastos fixos com carros é essencial para que as pessoas alinhem sua condição financeira ou até mesmo o valor com o qual está disposto a gastar com veículos com os modelos de carro desejado.
Para ajudar no ajuste dessa conta, traremos nesta matéria do Portal dos Carros, todos os valores médios necessários para manter os veículos regularizados no Brasil e em funcionamento.
IPVA
Os gastos com carros vão além de colocar gasolina e rodar. Existe uma série de obrigações e impostos que são necessários para que carros Fiat ou de qualquer outra fabricante esteja regularizado para andar pelas ruas brasileiras.
Um desses impostos que devem ser pagos é o IPVA, um débito estadual que varia de acordo com cada Estado brasileiro. Ele deve ser pago todos os anos e flutua sobre o valor de tabela no mercado automotivo. É cobrado uma porcentagem sobre o preço sobre seu valor venal, seja um lançamento de carros ou um carro seminovo.
Em São Paulo, a taxa é de 4% da tabela, mas em Santa Catarina, por exemplo, é de 2%.
Seguro
Com o preço dos automóveis subindo no mercado de carros brasileiro, aliado com a violência nas cidades brasileiras, é muito importante ter o seguro do seu carro. Perder todo o investimento, sonho e energia colocada para se ter um carro novo é algo que não pode ser cogitado. O custo com seguro também sofreu uma alta nos últimos meses e acompanhou os preços de tabela, com a valorização principalmente dos seminovos.
O seguro ajuda, além do roubo, em casos de colisões, sejam elas menores ou maiores, além da franquia com pagamento de terceiro em caso do seu segurado ser considerado culpado pelo acidente. Ou seja, é uma tranquilidade para você.
Manutenções preventivas
Como todo tipo de máquina, tanto os carros econômicos e baratos, como os de luxo precisam de manutenção preventiva. Esse tipo de serviço consiste em acompanhar o desgaste natural do carro com o uso e ir substituindo peças básicas para que não sobrecarregue o sistema causando um problema maior.
Geralmente são trocas de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor, limpeza dos dutos do ar condicionado, filtro de combustível, acompanhando do desgaste de pastilhas de freio e disco, além das condições dos pneus.
Para quem comprar um carro zero quilômetro, tem ainda as manutenções de garantia. As concessionárias Fiat, Jeep, Ford, enfim todas, revisam os carros de período em período para fazer os primeiros ajustes. Isso tem um custo que é repassado para o cliente.
Na hora de pesquisar sobre qual lançamentos carros 2022 comprar, seja consciente e encontre um modelo que não torne seu sonho um pesadelo.