Poucas coisas são mais naturais que a comparação entre algo que é semelhante. Enquanto homo sapiens, todos estão sempre buscando o melhor em cada escolha feita ao longo da vida – por menos relevante que ela seja. Ao fazer um grande investimento, como a compra de um carro, a reflexão e a busca por informações é ainda mais importante – imagine, então, como é escolher entre dois veículos de características semelhantes. É o que acontece quando dois condutores estão em dúvida entre modelos específicos, um da Fiat e outro da Peugeot. É necessário, então, comparar Argo x Peugeot 208.
Mas… por qual motivo eles são tratados como semelhantes? Qual deles é o melhor? Quais os pontos fortes e fracos de cada um? Para responder tais questões, confira o texto inteiro!
Características gerais
Antes de entrar em questões mais pormenorizadas dos dois carros comparados, é necessário dar ao leitor uma visão mais panorâmica de cada um deles.
A comparação tornou-se quase que inevitável ao identificar uma situação que passa muito longe de ruas e estradas e inclui, sobretudo, o mercado corporativo. Em 2021, surgiu a Stellantis, uma holding que incluiu dezesseis montadoras no portfólio. Dentre elas, a Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fiat) e a Peugeot – marcas que montam as principais estrelas do “confronto” Fiat Argo x Peugeot 208. Logo, saber qual a melhor opção dentre os hatches populares entre os modelos do mesmo grupo automobilístico.
Chegou a hora, então, de começar o comparativo propriamente dito.
Design
Se o Argo tem um visual que já está consolidado no mercado brasileiro, um dos carros da Peugeot, o 208, retornando a uma categoria mais popular, suscita curiosidade – sobretudo o da versão Style, com traços mais esportivos e arrojados. Por aqui, não há muita discussão: vitória francesa.
Equipamentos
Sempre importantes em um bólido, o francês novamente, leva vantagem. Faróis full Light-Emiting Diode (“Diodo Emissor de Luz”, em tradução livre; LED), carregador de celular por indução, central multimídia com tela tátil de 10 polegadas, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, teto solar panorâmico e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio estão embutidos. Ufa!
Por outro lado, o carro Fiat Argo conta com rodas menores (15 polegadas) e cobertas por calotas, enquanto a central multimídia UConnect tem sete polegadas
Nada de dúvidas por aqui também: no confronto Argo x carro Peugeot 208, dois a zero para o automóvel com nome de número.
Desempenho
Por aqui, a criação da Stellantis, citada anteriormente, dá as caras. As especificações dos veículos são exatamente as mesmas: 75 cavalos de potência no motor, 10,7 quilograma-força-metro de torque e câmbio manual de cinco marchas. Em ambos, temos 13,4 segundos para o carro ir de zero a cem quilômetros por hora. A diferença, bastante sutil, está no peso do carro: o Argo tem 1.077 kg, enquanto o 208 conta com 1.102 kg. Se a vitória italiana aqui é bastante discreta,ela se torna mais retumbante no próximo item.
Consumo
O bólido francês faz 9,6 quilômetros por litro em trechos urbanos e onze na estrada com etanol. Já com gasolina, respectivamente, os números sobem para 13,6 e 15,5, respectivamente. No veículo italiano, em cidades, o consumo é de 9,8 km/l e 11 km/l em estradas com etanol como combustível, enquanto, via gasolina, o automóvel faz 14,1 e 15,8, respectivamente. Nova vitória italiana, com margem mais larga que no tópico anterior.
Preço
Utilizando duas versões semelhantes no duelo Argo x 208 (no caso, o Argo Drive e o 208 Style), o veículo italiano tem valor de investimento mais em conta: o preço Fiat Argo R$ 79.690 ante R$ 84.990 do “concorrente” gaulês.
Basta, então, o leitor verificar qual relação custo-benefício é melhor em dois veículos com características tão semelhantes. O importante é pontuar que, qualquer que seja a sua escolha, você guiará um carro que impressiona pelo desempenho, tecnologia, segurança e consumo adequado, sendo bastante acima da média entre automóveis no mercado nacional. Boa reflexão e excelente direção para você daqui para frente!