Dois veículos que ganham cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro são colocados lado a lado para que você escolha o seu próximo carro! Ambos de montadoras reconhecidas mundialmente, os modelos são sinônimos de eficiência e qualidade e chamam atenção de todos que acompanham, em alguma proporção, o universo automobilístico. Estamos falando, é claro, da disputa Pulse x Captur.
Que tal conhecer onde cada um deles se destaca e leva a melhor frente ao concorrente – e, assim, sentir-se mais seguro para fazer a importante escolha de comprar um carro novo? Então, leia o texto abaixo!
Características gerais
Antes de começar o duelo propriamente dito, é necessário falar um pouco de cada um dos modelos separadamente.
O Fiat Pulse apresenta preços competitivos, desempenho de motor e câmbio bastante interessantes, muita tecnologia e desempenha com qualidade em terrenos mais acidentados. Já o Renault Captur é conhecido pela força do motor, é ideal para ser o que é considerado um “carro da família” e tem um consumo bastante interessante para quem roda com frequência.
Também é importante destacar que, para tornar a comparação o mais igualitária possível, foram analisados dois carros com configurações semelhantes: o Renault Captur Zen 1.3 flex e o carro Fiat Pulse Drive 1.3 flex.
Dito isso, chegou a hora de começar o tão aguardando confronto Pulse x Captur!
Mercado
Quando o assunto são informações que nada tem a ver com o carro propriamente dito, o veículo da Fiat se mostra superior. O preço carro Fiat Pulse é menor (R$ 91.344 ante preço carro Renault Captur R$ 116.801), com o Pulse valorizando 1,6% em relação ao ano anterior – o concorrente teve desvalorização de 7,96% do “oponente”. O seguro também é mais barato (R$ 4.110 contra R$ 5.256), tal qual o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) (R$ 3.654 ante R$ 4.672). Talvez por isso, as vendas no mês de dezembro de 2022 pendem demais para o carro Pulse Fiat ante o da francesa: 4.019 unidades vendidas ante 75.
A exceção quanto a valores está no valor de revisões até sessenta mil quilômetros rodados: a manutenção do Captur em tal quilometragem fica em torno de R$ 4.348, contra R$ 4.784.
Potência
O jogo muda completamente quando aspectos ligados ao motor são verificados: o bólido francês praticamente gabarita o confronto.
A velocidade máxima do Captur é de 190 km/h, ante 178 km/h do concorrente. Aceleração de zero a cem quilômetros por hora? O francês faz em 9,2 segundos, contra 11,7 segundos do concorrente. Na potência máxima, 162 cavalos ante 98 cv. O torque máximo, 27,5 kgfm contra 13,7 quilograma-força-metro. O veículo gaulês também tem uma relação peso/potência melhor: 8,04 quilogramas por cavalo diante de 11,09 kg/cv.
Consumo
Nova mudança brutal de vencedor. O carro da Fiat leva vantagem em relação ao concorrente francês.
No duelo Pulse x Captur, o italiano 12,6 quilômetros por litro contra 11,1 kg/l no consumo urbano, enquanto no rodoviário a discrepância tem 14,7 quilômetros por litro contra 12 km/l. Na autonomia, nova vitória do italiano: 592 quilômetros ante 555 km em trechos urbanos, com 691 quilômetros contra 600 na estrada.
Para suprir tal carência, o modelo francês tem um tanque de combustível ligeiramente maior: 50 litros contra 47l.
Equipamentos
As diferenças, por aqui, são sutis. O Pulse não possui câmera traseira para manobras, faróis com regulagem de altura e luz traseira de neblina. O Renault “apenas” não tem faróis de xenônio, Light-Emiting Diode (“Diodo Emissor de Luz, LED) ou laser na segurança.
Quanto à tecnologia ligada ao entretenimento, melhor para o italiano: o navegador GPS é opcional, enquanto no francês o item não está disponível ao vir diretamente da fábrica. O gaulês, entretanto, também não possui termômetro do líquido de arrefecimento.
Após tanta riqueza de informações, qual vai ser a sua escolha? Qualquer que seja, é importante destacar o quanto tais veículos valem o investimento!