Existem diversos veículos que, por inúmeros motivos, tornaram-se bastante conhecidos do grande público no Brasil. Dois deles são de empresas completamente distintas, embora igualmente reconhecidas pela qualidade dos respectivos veículos. Falamos, aqui, do Renegade e do Duster.
O primeiro deles é um veículo bastante potente da Jeep, montadora estadounidense reconhecida pelos veículos grandes e que busca se posicionar também em outros mercados. O segundo é da Renault, empresa francesa fundada no século XIX.
Também é importante pontuar os modelos específicos utilizados para a análise entre Jeep Renegade ou Renault Duster: Renault Duster Iconic 1.3 turbo e Jeep Renegade Longitude 1.3 turbo.
Conheça agora cada uma das características de cada veículo e veja o comparativo para verificar os pontos fortes e fortes de ambos!
Características gerais: Renegade e Duster
Ao contrário de outras tantas comparações entre carros, a realizada entre Renegade e Duster faz todo o sentido do universo por um motivo simples: eles, de fato, são veículos concebidos com características bastante próximas um do outro. Se o design não é especialmente semelhante, os detalhes mecânicos tornam os dois carros adversários quase que por inércia.
Também vale destacar um fator externo bastante específico do mercado brasileiro: o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) forçou absolutamente todas as marcas a adotarem motores mais modernos – o que obrigou, inclusive, alguns carros a desaparecerem do mercado nacional, com muitos outros surgindo.
E, como você pode imaginar, o sistema mecânico ocupa lugar de destaque na comparação entre ambos os carros.
Desempenho
Por muito pouco, o comparativo entre as características Jeep Renegade e Duster tem vantagem para o bólido da Jeep por aqui. O motor 1.3 GSE turbo T270 entrega 185 cavalos de potência com 5750 rotações por minuto e torque de 27,5 quilograma-força-metro de torque com 1750 rpm é ligeiramente mais forte que o propulsor do Renault: 170 cv com 5500 rotações por minuto, com 5750 kgmf de torque (número igual ao do concorrente), mas com 1600 rotações por minuto.
Vale pontuar que até as configurações do motor entre os dois são idênticas em dois carros bastante próximos: ambos são flex, turbo, estão colocados na parte dianteira do veículo de maneira transversal, com quatro cilindros em linha e injeção direta.
Tais números também garantem uma vantagem ao carro dos Estados Unidos da América em alguns testes bastante comuns. O Renegade chega de zero a cem quilômetros por hora em 8,9 segundos, contra 9,8s do Duster. Na aceleração de zero a quatrocentos metros, são 16,4s e 141,5 km/h do bólido americano, ante 17,1 segundos e 134 quilômetros por hora do europeu.
Câmbio
Aqui, os dois carros se diferenciam bastante – um dos poucos pontos em que isso acontece, por sinal. Enquanto uma das características Renault Duster é a caixa Continuously Variable Transmission (“Transmissão Continuamente Variável”, em tradução livre) de oito marchas, o do Renegade é automático e com “apenas” seis marchas. Ambos, entretanto, possuem tração dianteira.
Dimensões
Nos detalhes de design, o Duster impõe mais robustez: 437,6 cm contra 426,8 cm de altura, 183,2 cm ante 180,5 cm de largura, e 267,3 cm versus 257 cm no entre-eixos. A exceção é a altura, em que o Renegade é pouco maior: 170,2 cm contra 169,3 cm.
No tanque de combustível, vantagem bastante interessante do veículo da Jeep: 55 litros contra 50. Já no porta-malas, um show da Renault: 475 litros ante 385.
Valores
Após análise tão detalhada, nada mais natural que o leitor se pergunte qual a melhor relação custo-benefícios. E, para isso, é necessário falar de preços.
O valor inicial de compra dos dois, assim como boa parte das informações exibidas, é semelhante. O Renegade tem custo de R$ 138.990, enquanto o Duster tem valor um pouco mais em conta: R$ 135.590. O veículo da Jeep pode ser encontrado, ao todo, em duzentas e duas concessionárias, enquanto o francês está disponível em duzentas e noventa e cinco. Renault e Duster têm o mesmo prazo de garantia: três anos.
A grande diferença se dá no valor de revisões necessárias até completar sessenta mil quilômetros: R$ 5.339 da parte do veículo estadounidense, ante “apenas” R$ 3.759 do gaulês.