As picapes médias surgiram no mercado de automóveis através da Renault Duster Oroch, você sabia? Isso mesmo, foi a Dacia, uma empresa do Grupo Renault na Romênia que decidiu criar uma picapa em uma carroceria monobloco, como são feitos os carros de passeio e não usando chassi, onde geralmente são montadas as picapes.
E o carro encantou o público que pensava em ter uma picape, mas também não queria deixar de lado o conforto e até mesmo as dimensões de um carro médio. Para fazer frente com a Renault, a Fiat lançou a Toro, que com o fim do comércio da Oroch dominou as vendas do setor no Brasil.
Assim, a Ford viu a crescente do mercado e trouxe um nome já conhecido da marca americana, a Maverick, mas agora com uma cara bem diferente do muscle car dos anos 1960, 1970 que circulou aqui pelo Brasil.
Mas qual é melhor dentre as duas: Fiat Toro ou Ford Maverick? Vamos fazer um comparativo de carros entre elas?
Visual
O carro Fiat Toro apresenta um visual mais agressivo se comparadas às linhas mais retas que fazem parte da nova identidade da fabricante americana. Dessa forma, a Toro apresenta mais robustez quanto a Ford Maverick, pensada no público dos Estados Unidos, tem um visual mais clean, além de ser um carro pensado para o uso nas cidades.
Acabamento
Em questão de acabamento, por se tratarem de carros para o público mais urbano, para o uso em viagens com família, e não voltado para o uso em trabalho, na maioria das vezes, as duas versões fazem bonito e tem um interior bem bonito, além de serem cheias de tecnologias e itens que trazem conforto para seus ocupantes.
Enquanto a Ford Maverick aposta em um estilo mais sóbrio e “country”, a Fiat Toro interior entrega uma aparência um pouco mais sofisticada, com uma central multimídia maior, verticalizada. Ambas trabalham com plástico rígido, porém tudo com muita harmonia e bem encaixado.
Motor e desempenho
O motor da Ford Maverick é mais potente do que o da Toro e sobra com seu 2.0 turbo a gasolina, que entrega 253cv e 38,7 kgf/m de torque. O 0 a 100 km/h é de 7,2 segundos.
Enquanto isso a ficha técnica Fiat Toro é incrementada com seu novo e ótimo motor 1.3 turbo flex, que joga 185cv e 27,5 kgf/m de torque, mais potente e com menos torque do que o da versão a diesel, que sai com 170cv, porém com 35,7 kgf/m.
Consumo
Outra questão importante é o consumo desses modelos. Segundo dados da própria Ford, a Maverick faz na cidade 8,8 km/l e na estrada, 11,1 km/l.
O Fiat Toro consumo com gasolina é de 9,7 km/l em ciclo urbano e 11,6 km/l no rodoviário. Com álcool, registrou 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada. Na versão a diesel, com a atualização 2022 passou dos 10 km/l na cidade e 12,5 km/l, para 10,1 km/l e 12,6/6 km/l, respectivamente.