A Jeep tem em seu DNA desde seu nascimento o espírito aventureiro e sempre deixou isso bem claro em seus carros. Começando pelo histórico da marca, que produziu a pedido do exército norte-americano, um modelo de carro leve, com tração 4×4 que conseguisse se locomover por diferentes tipos de terrenos e situações durante a guerra.
Tudo começou com um enorme desafio e desde então, os modelos de carros da Jeep se tornaram algo à parte. Tanto que até veículos de outras montadoras são chamados de jipe, sinônimo de modelos de carro de aventura.
Entre os modelos da marca disponíveis no Brasil temos o Jeep Renegade, o Compass, o Commander e a Grand Cherokee, além do Wrangler. A montadora americana não trouxe para o Brasil o gigante Wagoneer e tirou de linha a Cherokee no Brasil.
Outros modelos comercializados nos Estados Unidos também não chegou para o mercado automotivo brasileiro, como por exemplo, o Jeep Gladiator, uma espécie de picape derivada do Wrangler e os modelos ‘Grand’ e ‘All New’ da Cherokee.
Mesmo assim, temos bons Jeep modelos no Brasil. São carros prontos para enfrentar diversas situações, terrenos e trilhas, mas é claro, tudo respeitando seu tamanho e força.
Renegade 4×4
O último SUV compacto com tração 4×4 no mercado de carros do Brasil pode ser uma boa opção de entrada para algumas trilhas, mas vale ressaltar que estamos falando de um carro para uso misto (cidade+terra), portanto não adianta querer colocar o carro em situações extremas.
O motor 1.3 de quatro cilindros, 16 válvulas, turbo compressor se ajusta bem com a tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de nove marchas.
Compass
Entre o modelo do Jeep Compass, a versão Trailhawk foi criada especialmente para os ambientes off-road com rodas aro 17 e pneus todo-terreno 225/60. Além disso, o carro da Jeep ainda conta com suspensão mais elevada e reforçada, protetores na parte inferior do carro e até um adesivo preto no capô para evitar reflexos na visão do motorista durante as trilhas.
Jeep Wrangler
É legal guiar Renegade ou Compass em trilhas, mas nada que se compare ao histórico e icônico Wrangler. É o mais indicado entre os Jeep modelos para enfrentar trilhas. Um carro feito muito mais para terrenos de aventura do que cidade. O Modelo da Jeep completa 80 anos com diversas versões, todas privilegiando o ambiente rústico do off-road.
Ele usa um chassi robusto e é o único Jeep que conta com eixos dianteiros e traseiros rígidos. Isso faz com que o carro consiga passar por pedras e outros obstáculos sem causar desconforto em seus ocupantes, um verdadeiro Jeep de trilha.