O ano chegou com muitos lançamentos de carros na agenda. Mas, entre os muitos modelos que devem estrear em 2022, existem aqueles que reúnem mais expectativas. São veículos que podem roubar a cena em suas categorias ou mesmo dentro do mercado geral.
Um exemplo é a picape Maverick lançada oficialmente pela Ford em fevereiro. Chegou importada do México inicialmente em versão topo de linha, a Lariat FX4. Usa o mesmo conjunto mecânico do SUV médio Bronco, o 2.0 turbo EcoBoost de 240 cv com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
Outro veículo que chegou no começo de 2022 foi o Honda City hatch, com a missão de substituir o Fit, que saiu de linha. O modelo possui o sistema de modularidade de bancos herdado do monovolume, o Magic Seat. No conjunto mecânico, é equipado com o propulsor 1.5 aspirado de injeção direta e caixa CVT com sete marchas virtuais.
O mercado automotivo ainda reserva grandes novidades para esse ano. Os próximos meses de 2022 serão bem agitados e contará com lançamentos para todos os gostos.
Acompanhe a leitura e saiba quais são esses veículos.
Fiat Fastback
O esperado SUV da marca italiana será lançado em meados do ano. Baseado no Cronos, o modelo terá pouco mais de 4,30 m de comprimento e será baseado no carro-conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018.
Na linha Fiat, o Fastback ficará posicionado acima do Pulse no segmento de crossovers, com uma estratégia de ser uma opção entre compactos e médios. Para isso, virá com motor 1.3 turbo flex de 185/180 cv que equipa Jeep Compass e Fiat Toro.
Citroen C3
Com lançamento adiado para o final de agosto, a Citroën finalmente ganhará um outro modelo de passeio para se juntar ao C4 Cactus. A nova geração do C3 é um daqueles carros que são promessas para 2022, porém, cercada de grande expectativa.
O hatch tem chances de estrear já com o motor 1.0 Firefly 6V de 77/72 cv de origem FCA. O 1.6 16V da PSA equipará as variantes mais caras em um primeiro momento, até ser substituído pelo 1.0 turbo do Pulse.
Peugeot Landtrek
A picape da Peugeot que quer medir forças com a Toyota Hilux será lançada no segundo trimestre. Com 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos, promete carga útil de mais de uma tonelada e itens de auxílio ao motorista para fazer frente à concorrência mais tradicional.
O motor será um 2.0 turbodiesel com potência na casa dos 180 cv. No conjunto mecânico, câmbio automático da Aisin com seis marchas e tração 4×4. A Landtrek será montada no Uruguai, de onde virá para o Brasil.
Jeep Gladiator
A picape da Jeep já tem seu próprio hotsite destinado a interessados e está muito próxima do lançamento, com seus últimos testes já rolando. Aliás, esse é mais um modelo atrasado pela pandemia de COVID-19, uma vez que era previsto para 2020.
A Gladiator será vendida exclusivamente na versão Rubicon com motor V6 3.6 de 289 cv e 35,9 kgfm de torque.