A manutenção veicular é extremamente importante para preservar a vida útil dos automóveis, em todos os tipos de carros. No entanto, o que alguns não sabem, é que existe a manutenção preventiva e a corretiva, que possuem princípios diferentes.
Porém, apesar de divergirem, ambas são importantes em qualquer circunstância. Portanto, venha entender do que se trata cada um desses tipos de manutenção de carro e qual delas é a melhor para o seu veículo.
Manutenção preventiva
Já ouviu aquele famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”? É disso que se trata a manutenção preventiva. Todas as revisões, inspeções e verificações que são feitas no carro, com o intuito de checar possíveis problemas e falhas, são métodos de prevenção; uma checagem padrão para se certificar se está tudo bem com o carro.
Caso não esteja tudo em ordem, peças devem ser reparadas ou substituídas, para que evitar se tornem problemas maiores no futuro e, principalmente, mais caros.
Entre as dicas ao comprar um carro que todos recebem, é justamente realizar a manutenção preventiva com uma certa frequência, pelas vantagens que são oferecidas.
Manutenção corretiva
Mesmo com tanta prevenção, imprevistos ainda podem acontecer, não é mesmo? Um galho de árvore caindo no carro, um pneu furado, ou até uma batida involuntária; são eventos inesperados, mas que estão sujeitos a se fazerem reais a qualquer momento. Quando esses acontecimentos chegam, todos os tipos de carros precisam de reparos, e é aí que entra a manutenção corretiva.
Por serem problemas imprevisíveis, o reparo deve acontecer com mais urgência, para evitar que a situação se agrave, e, por conta disso, a manutenção pode acabar sendo mais cara, até mesmo em carros de manutenção barata. Caso alguma falha aconteça, faça a reparação o mais rápido possível.
Qual manutenção é mais vantajosa e importante?
Ao falar sobre vantagens, é impossível não dizer que a manutenção preventiva é mais benéfica, pois é nela que os problemas são identificados antes mesmo de se agravarem. É por isso que, em todos os comparativos de carros, a manutenção preventiva acaba sendo mais barata que a corretiva.
No entanto, quando o quesito é importância, não é possível desvalorizar nenhum desses tipos de manutenção, pois o ideal é combinar a utilização das duas: revisar e prevenir regularmente, mas corrigir falhas quando elas se fazem aparentes.
Conte com o Portal dos Carros
Gostou dessas dicas automotivas? No Portal dos Carros você encontra muito mais informações sobre o universo dos automóveis, para ter ainda mais conhecimento, sobre manutenções, lançamentos, comparativos e muito mais. Conte com o Portal dos Carros sempre que precisar.