Para os marinheiros de primeira viagem no mundo dos carros, é muito comum surgirem algumas dúvidas sobre alguns dos procedimentos básicos, como por exemplo, quando fazer a revisão preventiva ou até mesmo quando trocar o pneu do carro, seja ele seminovo ou carro novo.
Nesta matéria do Portal dos Carros, falaremos mais sobre os cuidados com os pneus deles: quando é a hora certa de trocar, de quanto em quanto tempo devo calibrar os pneus, entre outros, confira abaixo:
Quando devo trocar os pneus do meu carro?
Essa é uma pergunta que na maioria das vezes não tem uma resposta exata. Depende muito do terreno em que o carro é usado, a quantidade de dias que os veículos rodam na semana, uso em estrada ou na cidade, entre outros detalhes, independemente das marcas de carro.
De acordo com as fabricantes de pneus que fornecem para as principais marcas, como Fiat, Ford, Jeep, entre outros, a média de troca dos pneus é de 60 mil quilômetros, mas mais importante do que anotar a quilometragem é observar as condições de uso de cada um deles.
Chamado de TWI, este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Assim, você deve observar a altura da banda de borracha. Quando ela chega mais próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.
Após chegar no TWI, ainda o pneu pode continuar rodando, apesar de não ser o recomendado, mas é preciso muito cuidado pois essa ação é passível de multa. Logo que bater no limite, independente das marcas de carro, comece a pesquisar novos para substituir os antigos com urgência.
Andar com pneus em condições ruins é passível de multa de trânsito, pois o motorista além de colocar a vida e dos demais ocupantes em risco, ainda coloca a de outras pessoas.
Como calibrar o pneu do carro
Aumentar a vida útil de seu pneu é bem importante dado a, entre outras coisas, o preço que eles são comercializados no mercado de automóveis do Brasil. Para que isso aconteça, ele deve estar sempre na calibragem correta, de acordo com o manual do veículo da Peugeot, ou de outras fabricantes.
Se você usar o carro todos os dias, os pneus em boas condições demoram mais para esvaziar, mas é sempre bom verificar a calibragem ao menos de 15 em 15 dias. Rodas com pneu descalibrado podem, além de danificar ele mesmo, afetar o funcionamento de outros componentes do carro e aumentar o consumo de combustível. Evite isso e deixe seus carros mais econômicos.
Outra dica de carros bem legal é quando o carro ficar por muito tempo parado, ao voltar a colocar ele para rodar, pare no posto de combustível e verifique a calibragem, pois carros quando parados tendem a esvaziar mais rápido.
Para fechar nossas dicas automotivas, sempre use os pneus em seus veículos de acordo com a orientação do fabricante do carro. Isso evita muitos danos e aumento nos gastos com manutenção.