A Renault é uma das mais antigas e tradicionais fabricantes de carros francesas. A marca tem uma importante fatia na história da indústria global, não só de carros. Se por um lado, tínhamos uma Ford liderando um processo de produção, que depois ficou conhecido como o Fordismo, por outro lado tínhamos a Renault, na França, à frente do taylorismo como forma de organização do trabalho na França.
Vamos entender e saber tudo da história da Renault no decorrer desta matéria do Portal dos Carros.
Como tudo começou
Como vemos, algumas marcas de carros vem dos nomes de seus criadores. Isso acontece com a Ford, com Citroen, Ferrari, Dodge, entre muitos outros, inclusive com a francesa Renault.
O Grupo foi fundado no ano de 1898 pelo francês Louis Renault, seus irmãos Marcel e Fernand e seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria automobilística. Os primeiros modelos de carro da marca foram desenvolvidos pelo Louis na garagem da casa de seus pais. Aos 21 anos, ele colocou nas ruas a Voiturette A, um carro que usava como base um triciclo De Dion-Bouton.
Esse modelo ficou para a história como o carro que usou a primeira caixa de câmbio da história do mundo automotivo. Louis criou a transmissão direta.
Seguindo ainda com a produção artesanal, os irmãos Renault recebiam pequenas encomendas de carros. Mas isso foi aumentando e dois anos depois eles já contavam com cerca de cem funcionários. Era um sucesso da época.
Competições esportivas
Nos dias atuais vemos a Renault disputando o Mundial de Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo, mas isso não vem de hoje. Em 1901, os irmãos queriam dar mais visibilidade para seus projetos e concordaram que uma boa estratégia para tornar a marca ainda mais conhecida seria participar de competições automobilísticas, segundo sites de notícias automotivas.
Durante os dois primeiros anos, os carros Renault conquistaram muitos títulos nessas competições, porém, o ano de 1903 foi marcado por uma tragédia que abalou a empresa e a família: Marcel, um dos irmãos vinha a falecer em um acidente durante o rali Paris-Madri.
Primeira Guerra Mundial
Se a Jeep nasceu da necessidade do exército americano, a Renault também teve sua participação anos antes. Em 1914, o governo francês usou mil táxis da montadora para levar cerca de 4 mil soldados à frente de batalha contra os alemães no episódio que ficou conhecido como “os táxis de Marne”.
Renault no Brasil
A marca participou de importantes projetos no Brasil que culminou com o lançamento de importantes carros que marcaram épocas, como o Gordini e o Ford Corcel. Porém como montadora, a Renault se instalou no país em 1998, com uma moderna fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.