O primeiro aparecimento do carro Renault Duster no Brasil foi em 2010, quando ele foi lançado com outro nome: Dacia. No entanto, esse modelo saiu de linha em 2013 e foi reestruturado pela montadora francesa, até chegar em 2017 em território nacional com o nome que conhecemos hoje.
Atualmente a Duster é encontrada em quatro versões: Duster, Duster Iconic, Duster Intense e Duster Zen. Além disso, nas concessionárias é possível encontrar o modelo Duster Oroch, que apresenta mais três versões: Dynamique, Express e Expression.
Diante de tantas opções, o que as diferencia? As principais diferenças entre as versões da Renault Duster são os itens de série, que irão aumentar de acordo com a versão escolhida, a potência e no caso da Duster Zen, o câmbio que está disponível somente na versão manual enquanto as outras versões apresentam câmbio automático. E, claro, o preço de cada uma também é um grande diferencial e fator decisor no momento da compra.
Por isso, a seguir falaremos sobre a versão mais barata desse modelo e quais são as vantagens em adquirir esse carro da Renault.
Duster Intense 1.6
A Duster Intense 1.6, foi lançada como a versão mais barata da Duster, para substituir a primeira que saiu de linha, a Zen. Ela pode ser encontrada no mercado em duas versões e isso determinará o preço dessa Renault Duster.
Nas concessionárias é possível encontrar Intense 1.6 na versão manual pelo valor inicial de R$99.990,00 e com o câmbio automático CVT a partir de R$108.090,00. Ambas as versões possuem ar-condicionado manual, start-stop, travas e vidros elétricos, controles de estabilidade e tração, assistente de partida de rampas e banco do motorista com ajuste de altura.
A Duster Intense 1.6 é tecnológica?
Sim, esse carro veio com objetivo de oferecer ainda mais conforto e tecnologia para os seus usuários. Por isso, conta com todos os atributos que a versão Zen oferecia e muito mais.
Algumas dessas novas tecnologias da Duster são:
- Central Multimídia de 8’’, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
- Câmera de ré;
- Rodas de liga leve de 16’’;
- Faróis de neblina;
- Controle de cruzeiro;
- Sensor de estacionamento traseiro.
Qual o desempenho apresentado por essa versão?
Por ser uma das versões mais baratas, muitos questionamentos em relação ao desempenho desse veículo são levantados. No entanto, mesmo que não seja um dos carros mais potentes da Renault, a Duster Intense 1.6 oferece um ótimo desempenho para os seus usuários.
O seu motor 1.6 SCe aspirado de quatro cilindros é capaz de gerar uma potência máxima de 120 cavalos a 5.500 rpm e 16,2 kgfm de torque a 4.400 rpm. Esses números são os mesmos tanto para versão equipada com o câmbio manual de 5 marchas, quanto para a opção automática CVT.
Qual o consumo médio dessa Renault Duster?
Dentre todas as versões do modelo, essa com certeza é considerada o carro mais econômico da Renault Duster. Além de ótimos números, as atualizações realizadas nesse lançamento incluíram a adição de um botão Eco Mode, que potencializa a economia do consumo de combustível.
Esse carro é capaz de fazer em média 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina em percursos urbanos, ou seja, nas cidades. Já nas estradas, a Duster Intense 1.6 apresenta uma média de 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina.
É vantajoso comprar um Renault Duster Intense 1.6?
Todas as questões apontadas acima, mostram as vantagens de ter um Renault Duster Intense 1.6 e todas as outras versões deste modelo incrível fabricado pela montadora francesa.
Porém, se ainda está com dúvidas, vamos a mais um quesito que deixa esse carro ainda melhor: o espaço. Essa SUV é famosa por ser extremamente espaçosa e confortável, sendo possível realizar longas viagens com bagagens e 5 passageiros sem apertos.
Seu porta-malas de 475 litros, 4.329 mm de comprimento, 1.683 mm de altura e 2.674 mm de distância entre os eixos, com certeza torna esse modelo um dos carros mais espaçosos da Renault. Para saber mais detalhes sobre as outras versões da Renault Duster, acesse o Portal dos Carros e leia os principais artigos sobre o veículo.