Renault Zoe: detalhes do primeiro carro elétrico da empresa

Curioso para saber mais sobre o novo modelo Renault Zoe? Veja detalhes sobre esse lançamento, inclusive sobre o nome.

Cada vez mais preocupadas com questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade por meio do conceito de ESG (“Environmental, Social and Governance”, “Meio Ambiente, Social e Governança”, em tradução livre), indústrias automobilísticas em geral estão investindo fortemente no desenvolvimento de carros menos agressivos à natureza. Uma famosa marca francesa entrou no circuito citado há muito tempo e que está cada vez mais quente, com o Renault Zoe. 

A novidade, é claro, chamou atenção de fãs do mundo automotivo em todo o planeta já na década passada, quando o modelo foi revelado à Terra. Mas um detalhe chamou atenção: qual o significado do nome, tão diferente do que é costumeiramente utilizado por marcas de carros no geral? A explicação você confere abaixo.

Zoe

Certamente, ao conhecer o nome do automóvel, muitos fizeram tal pergunta. Ela, na realidade, é recorrente desde 2012, quando o carro surgiu – mesmo que, em 2019, o modelo tenha recebido uma repaginação quase que completa. A resposta para tal questão tem a ver com a linguagem coloquial – ou seja, aquela cotidiana, sem grandes formalidades.

Como é um carro elétrico, o Renault Zoe não joga na atmosfera partícula poluente alguma. Ou seja: ele é zero emissões de quaisquer impurezas. De “zero emissões” para “Zoe” é um pulo. E assim foi batizado o veículo, de maneira tão informal que beira a uma brincadeira. 

Vale destacar que a nomenclatura trouxe dores de cabeça para a indústria francesa. Em 2010, antes mesmo do lançamento do modelo, duas meninas da França foram batizadas com tal nome – uma delas, filha do advogado francês David Koubbi, que entrou com a ação na justiça do país. Ela, entretanto, foi rejeitada pelo baixo número de pessoas batizadas com tal nome em território gaulês.

Características

O modelo de 2022 do Renault Zoe tem 135 cavalos de potência, com torque de 25 quilograma-força-metro. A tração é dianteira, o veículo possui direção elétrica e tem câmbio automático. Com autonomia de 254 quilômetros, o consumo elétrico do automóvel é de 20 quilowatts-hora a cada cem quilômetros rodados. 

Alguns itens chamam atenção no veículo, que possui 4.087 milímetros de comprimento, 1.787 mm de largura, 1.562 mm de altura e 2.588 de distância entre-eixos: freios ABS (“Antilock Braking System”, “Sistema de Freios Antitravamento”, em tradução livre), ar-condicionado, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, conexão bluetooth e faróis LED (“Light-Emitting Diode”, “Diodo Emissor de Luz), em tradução livre.

Conte com o Portal dos Carros

Quer ficar por dentro das melhores novidades do ramo automotivo? Conte com o Portal dos Carros, onde você pode ficar 100% inteirado sobre os melhores assuntos, obtendo diversas dicas e informações sobre diversos veículos. Aproveite todo o conhecimento que você pode obter conosco.