Nessa matéria do Portal dos Carros, vamos falar sobre dois modelos de carro que são sucesso entre os SUVs compactos no mercado de automóveis do Brasil: o Jeep Renegade e o Fiat Pulse.
Apesar de não ser o primeiro no seu segmento, o Jeep Renegade abriu as portas para ampliar o alcance desse segmento no país – antes até do Pulse. O lançamento Jeep ainda é um dos modelos de carro mais comercializados pelo Brasil.
Por outro lado, temos um carro que gerou muita expectativa pelo seu lançamento. O Fiat Pulse versões foi apresentado em um conhecido programa de TV e desde então ficou na cabeça das pessoas. A pandemia de coronavírus atrasou um pouco o lançamento, mas ele aconteceu e em pouco tempo o carros Fiat já estava figurando entre os assuntos mais falados, também.
O interessante desses dois modelos é que eles pertencem ao mesmo grupo, a Stellantis, que é dona da Fiat e da Jeep. Dessa forma, muitas peças, mecânica e até a base são compartilhadas entre os modelos.
Vamos tentar separar um pouco e entender individualmente cada um deles na sequência.
Jeep Renegade – comparado com o Pulse
Vamos começar pelo Jeep Renegade, um SUV compacto lançado em 2015 no Brasil, que em muito pouco tempo tomou a ponta das vendas não apenas do segmento, como ficou por meses na liderança geral de emplacamentos no mercado de automóveis no Brasil.
O carro já está na sua terceira geração. Nela, a maior diferença para as mais antigas, além das estéticas, é a motorização, que deve aquecer ainda mais as vendas das marcas de carro no mercado de automóveis. A Jeep abandonou o antigo Firefly 1.8, que era tido como gastador, e colocou os novos e modernos 1.3 turbo.
Com isso, o carro com o novo Jeep Renegade motor 1.3 turbo, fez 11 km/l no ciclo urbano e 14,2 km/l no rodoviário enquanto o anterior consumia 9,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Agora pode rodar 2,2 km a mais com um litro de combustível na rodovia, além de ter ficado bem mais rápido e potente.
Fiat Pulse
O Fiat Pulse é um projeto da montadora italiana muito bem planejado, tanto que até levou um tempo a mais para chegar às concessionárias brasileiras, causando até ansiedade nos mais fanáticos pela marca.
Entre os vários modelos que compõem as versões do carro, algumas são especiais, como o Fiat Pulse versões Abarth. Ele é o único carro da preparadora do Grupo Stellantis que será um SUV e o mais potente da história da marca.
O Fiat Pulse interior também não fica para trás. O carro vem com o painel digital da picape Toro e comandos emprestados da Jeep. O modelo também estreia o novo volante multifuncional, com base aplanada e com a nova logo da Fiat no centro, com os demais comandos iguais aos do Jeep Renegade.