Alta da Selic encarece preço de carros novos: saiba mais!

Selic: alta da taxa de juros encarece preços de carros novos

A economia global foi muito abalada pela pandemia de coronavírus. Mesmo mais de dois anos após o início das medidas de isolamento que o mundo aplicou em seu território, os resultados dessa paralisação estão sendo só sentidos atualmente. E isso reflete em muitos mercados, como o alimentício, o mercado automotivo e muitos outros.

Cenários

E o cenário é global, tanto que estamos vendo países que há muito tempo não elevaram sua taxa básica de juros, a Selic, tendo de recorrer a essa medida para conter o aumento da inflação, segundo notícias automotivas

Com o aumento da taxa de juros, o dinheiro fica mais caro, o que reduz o consumo e alivia a inflação. No geral, a conta é essa e isso reflete de forma direta no preço do carro novo, para quem precisa de algum tipo de financiamento.

Carro novo

Como a Selic é a menor taxa de juros aplicada para todos os setores da economia de um determinado país, todas as demais taxas se baseiam nela, sempre para cima. Para carros 0km, por exemplo, o juro chegou a média de 26,5% ao ano, de acordo com o Banco Central, com menor impacto no mercado de carros seminovos.

“Considerando que no Brasil 40% das vendas de veículos zero quilômetro são financiadas, o impacto no mercado é considerável”, explica David Pereira, um consultor de uma empresa de aluguel de carros ao portal Terra.

Dificultando o sonho

Outro fator que ainda deixa o sonho de comprar um lançamento de carros 2022 foi o fato de que os preços dos seminovos subiram bastante, fruto da crise do mercado tecnológico que causou falta de peças e redução na produção dos carros novos.

De acordo com o jornal mineiro O Tempo, as marcas de carro mais vendidas do país valorizaram, em média, R$ 5 mil entre dezembro de 2021 e maio deste ano (2022), acompanhado pela alta na taxa de juros ao mês, que passou de 1,53% para 1,98% entre abril de 2021 e 2022, conforme indicativos da Bolsa de Valores.

Resultado

Esses motivos deixam cada vez mais difícil encontrar carro mais barato, o que faz o consumidor muitas vezes recorrer a outros tipos de serviços, como a assinatura ou a locação prolongada de carros.

Muitas pessoas, também, acabaram adiando o sonho de comprar um carro novo e seguem com seu atual, que se valorizou bastante no mercado, fora a dificuldade de se comprar um carro zero sem ter que pagar altas taxas de juros.

Ciclos

Vale lembrar que a taxa de juros de uma economia é cíclica, ou seja, ela funciona como um círculo que fica muito baixa para incentivar o consumo, como a compra dos melhores carros, e depois atinge sua máxima para reduzir as compras e, assim, segurar a inflação.

Como estamos atingindo a máxima, a tendência é que ela caia com o tempo. A única variável aqui é essa: por causa da pandemia, mais longa do que todos esperavam, não sabemos por quanto tempo a Selic vai ficar nas alturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *