As vendas de carro novo no Brasil registraram uma queda expressiva durante o primeiro semestre de 2022. A redução foi de cerca de 15% na comparação com o mesmo período de 2021. Isso foi, em partes, reflexo das paralisações causadas pela pandemia do coronavírus, que ocasionou falta de peças.
Além disso, ainda, nossa economia está enfrentando uma das maiores altas da Selic de sua história, a taxa básica de juros, o que reflete de forma direta no mercado automotivo, principalmente o de carros zero quilômetros.
A Fenabrave, associação que representa todos os concessionários do mercado de carros do país, diz acreditar que o resultado de vendas desse ano será bem parecido com o de 2021 e reduz a expectativa de novos emplacamentos.
Ranking do primeiro semestre
Mesmo com essas adversidades, o mercado segue seu rumo, e muitos carros lançamento foram comprados Brasil afora. Segundo balanço da Fenabrave a lista dos 20 mais ficou assim:
1°) Fiat Strada – 51.046
2°) Hyundai HB20 – 42.834
3°) Chevrolet Onix – 33.850
4°) Volkswagen T-Cross – 32.871
5°) Fiat Mobi – 31.453
6°) Jeep Compass – 31.029
7°) Hyundai Creta – 29.255
8°) Chevrolet Tracker – 26.966
9°) Chevrolet Onix Plus – 26.941
10°) Fiat Toro – 25.863
11°) Jeep Renegade – 24.880
12°) Fiat Pulse – 24.035
13°) Volkswagen Gol – 23.607
14°) Renault Kwid – 23.049
15°) Toyota Corolla Cross – 22.267
16°) Fiat Argo – 22.168
17°) Toyota Hilux – 21.546
18°) Toyota Corolla – 20.836
19°) Nissan Kicks – 17.087
20°) Volkswagen Nivus – 16.674
Fiat Strada, a líder de vendas no primeiro semestre
Vamos falar um pouco mais sobre a Strada, que liderou as vendas no Brasil nos primeiros seis meses de 2022. A nova Fiat Strada chegou nas concessionárias completamente repaginada e nada parecida com sua versão mais antiga.
A montadora italiana quis apostar forte no mercado de picapes compactas e deu resultado, a Fiat Strada preço parte da casa dos R$ 95 mil na sua versão 2023,que vem com algumas novidades sobre a 2022. A principal novidade está na pintura. Agora com a opção do carro na cor cinza Strato, que está em alta no mercado de carros do Brasil.
Jeep Renegade
Outro destaque que vale comentar é em relação do Jeep Renegade, que passou por uma atualização de visual e motorização pela Jeep recentemente. O carro era líder absoluto no segmento de SUVs compactos e agora vê seu concorrente, o Volkswagem T-Cross assumir a ponta da lista. Enquanto o Jeep caiu de 5º para 11º, o Volkswagen subiu de 12º para 4º colocado na comparação entre 2021 e 2022.
O que vem pela frente
Carros econômicos e baratos foram o destaque no aumento das vendas, reflexo da situação econômica atual. Para o futuro, temos de esperar para ver o rumo que o setor vai tomar até esse momento de recessão passar.