Mitos e verdades sobre carros

É bem verdade que o mundo dos carros é cercado de mitos e verdades. Algumas correntes começaram a muito tempo atrás e até hoje são acreditadas e seguidas por muitos motoristas Brasil afora, outras perderam seu valor ou até mesmo deixaram de existir devido a mudanças e inovações automotivas Vamos trazer alguns mitos e verdades […]

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É bem verdade que o mundo dos carros é cercado de mitos e verdades. Algumas correntes começaram a muito tempo atrás e até hoje são acreditadas e seguidas por muitos motoristas Brasil afora, outras perderam seu valor ou até mesmo deixaram de existir devido a mudanças e inovações automotivas

Vamos trazer alguns mitos e verdades e desvendar o que é real ou mentira para nós, apaixonados pelo mundo dos automóveis, aqui no Portal dos Carros, além de saber mais sobre os segredos automotivos.

Descer ladeiras na banguela economiza combustível?

É mito! Isso era real no passado, com os carros carburados. Desde que a injeção eletrônica foi adicionada nos motores essa realidade mudou e agora, o carro novo não economiza mais combustível no ponto morto, quando os dentes das engrenagens não estão encaixados.

Quando os veículos  estão engatados descendo uma ladeira, o combustível é cortado na descida de uma ladeira. Caso ele esteja no ponto morto, ele aciona a injeção para funcionar e manter o motor girando, causando o efeito contrário e gastando mais combustível.

Em carros lançamento automáticos é a mesma coisa, pois os motores são injetados, e ainda corre o risco de danificar os componentes do câmbio, pois desengatado, a bomba hidráulica não realiza seu trabalho corretamente.

Abastecer o carro após o travamento da bomba causa problema?

É verdade! É normal em tempos de mudanças de preços dos combustíveis ou antes de longas viagens os motoristas aproveitam para encher o tanque ‘até a boca’, porém isso pode causar mais gasto depois. O ideal, entre as dicas automotivas, é parar de abastecer no primeiro desarme da bomba.

Caso exceda o limite, pode haver perda de combustível ou até mesmo danificar o cânister, uma espécie de filtro que capta os vapores do tanque. Com ele cheio, não há espaço para os gases se expandirem, causando pressão no combustível.

Pastilhas de freio devem ser trocadas com os discos

É mito! E essas dicas de carro são bem importantes para se economizar. Muitos mecânicos usam essa prerrogativa para tentar ganhar uma graninha a mais de motoristas desavisados. 

O correto é analisar as peças separadamente. Por mais que elas trabalhem juntas, cada uma possui uma vida útil diferente. No geral, a cada duas ou três trocas de pastilhas, o disco já começa a dar sinais de desgaste, mas depende muito das marcas de carro.

Por isso ter um mecânico de confiança é importante. Ele saberá aconselhar de forma profissional, sem querer se aproveitar da situação.

Gasolina aditivada limpa o motor

É verdade! Embora ela seja mais cara e o rendimento parecido com a comum, a aditivada tem em sua fórmula uma espécie de ‘detergente’ que ajuda a manter o motor limpo. Com seu pleno funcionamento, ele economiza combustível, deixando os carros mais econômicos e com uma vida útil melhor.

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