Carros Picape: características e modelos de Picape

As picapes são estilos de carros que cresceram muito no mercado nacional atualmente, o que traz uma grande variedade de modelos. Além da quantidade de opções, existe a dúvida na hora de escolher o melhor veículo dentre tantas opções e marcas que divulgam esse tipo de automóvel com qualidade e tecnologia de ponta. 

Mas, caso você esteja precisando comprar uma caminhonete, porém tem dúvidas de qual modelo escolher, existem algumas dicas que podem fazer toda diferença e gerar mais facilidade na hora da sua escolha ideal. Além de ver o design que mais te agrada, saber potência, parte interna e todos os acessórios que acompanham o modelo pode ser primordial para uma escolha certa de um investimento tão importante quanto um automóvel.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas de características sobre os modelos de picapes e exemplos de veículos nesse segmento que você pode comparar para investir futuramente. Confira: 

Quais são os principais tipos de picapes?

É bom você já começar sabendo que existe mais de um tipo de carro picape atualmente no mercado mundial. Você pode encontrar mais compactas, médias, intermediárias e grandes, tudo depende do que você procura dentro desse segmento de carro. O tamanho e a capacidade das caçambas variam de acordo com o seu tipo. 

Modelos de picapes compactas

As picapes compactas são menores que podem carregar até 500 quilos em suas caçambas. Além disso, são boas para quem não precisa carregar muito peso, porém deseja um espaço maior para cargas oferecido pela própria caçamba. Esse modelo também é bom para utilizar na cidade, já que muitas não oferecem uma tração 4×4. 

Modelos de picapes médias

Já as pickups médias possuem capacidade de 1000 quilos, sendo boa parte delas com uma suspensão traseira do tipo feixe de molas, aumentando de forma significativa sua resistência na hora de carregar cargas mais pesadas. Esse tipo de modelo é bem procurado por pessoas que trabalham em áreas rurais e precisam sempre transportar itens em grande quantidade e com peso relevante. 

Modelos de picapes intermediárias

As pickups intermediárias estão entre os modelos compactos e médios. Um exemplo disso é a marca Fiat, que costuma chamar esses modelos  de SUP E fazem muito desses estilos de picapes em suas concessionárias atualmente. Elas mexem com características das caminhonetes compactas e médias e possuem um grande compartimento em sua caçamba para carregar grandes volumes porém pouco peso, as molas helicoidais na traseira de alguns modelos faz com que eles tenham um conforto maior na cabine.

Modelos de picapes grandes

Essas picapes são para quem quer juntar luxo e desempenho. Os modelos grandes são pesados como caminhões e alguns exigem que o motorista tenha CNH de categoria C. Além disso, elas são famosas dentro do mercado norte-americano porém, não existem muitos modelos no Brasil por conta da sua baixa procura e altos preços. 

O que avaliar na hora de comprar uma picape?

Os modelos de picapes no mercado atualmente são bem diversificados e podem agradar diferentes gostos, já que o design de várias marcas renomadas no país atendem a diferentes necessidades e buscas de vários consumidores. Hoje em dia, é possível encontrar bons modelos de caminhonetes usadas com preços mais baixos. 

Se você optar por um veículo semi-novo, por exemplo, é preciso ficar atento à suspensão dianteira, borrachas das bandejas, os pivôs do automóvel e terminais de direção. Avaliando esses tipos de detalhes nesse estilo de carro faz com que você tenha mais segurança e conforto com o veículo, sentir dores de cabeças de manutenções precoces.

Mas, se você quer investir em um carro 0 km, deve avaliar mais em questão de conforto, espaço e Tecnologia interna. Como várias montadoras atendem a essas necessidades hoje em dia, a pesquisa é a sua maior aliada na hora de escolher a picape ideal. 

Melhores modelos de picapes atualmente no mercado

Falando de mercado nacional, existem vários estilos de picape que podem ser consideradas uma das melhores para se adquirir. Podemos iniciar com a Fiat Strada, que é uma picape considerada compacta ideal para usar no trabalho por ser robusta e potente. A versão desse veículo de 2021 tem uma caçamba boa e o motor 1.3 Firefly Flex eficiente. 

Caso você precise carregar muito peso no dia-a-dia, essa não é a melhor opção, porém, para pessoas que querem esse tipo de carro para família e carregar peso de despesas, é um excelente investimento. 

Podemos também ressaltar como um ótimo modelo para se investir a Fiat Toro, um dos principais sucessos de vendas da marca atualmente, disponibilizando conforto e funcionalidade de uma caminhonete, mesmo sendo um modelo intermediário. A versão 2019 desse tipo de veículo possui câmbio automático e o motor 1.8 com AUT. 

Saindo um pouco da Fiat, podemos falar da Renault Duster Oroch, uma picape também no modelo intermediário, que possui excelente espaço interno. O modelo de 2023 é uma das principais promessas da marca que pode surpreender qualquer pessoa interessada no veículo, oferecendo conforto, muita segurança e tecnologia, claro.

FAQ

O que preciso saber antes de comprar uma caminhonete?

Quando você decide comprar uma caminhonete/ picape, existem diversos pontos que precisam ser verificados para garantir que a economia não se transforme em uma dor de cabeça. Além de perceber a quilometragem geral de uso de um carro se você for escolher ele semi novo, também é preciso observar os acessórios automotivos e verificar quais estão ausentes ou deverão ser trocados.

Qual caminhonete está em primeiro lugar de custo benefício?

A Fiat Strada é a picape mais vendida em território brasileiro e conquistou o primeiro lugar no ranking geral, levando em consideração a compatibilidade, tecnologia e conforto apresentado para os condutores. Além disso, a picape Strada é extremamente segura e até o momento é o carro mais vendido no país. 

Qual caminhonete não dá problema?

É difícil prometer que algum carro nunca dará problema para você. Porém, a líder absoluta de mercado que é considerada os modelos médios de picapes e que não gera muitos problemas de manutenção é a Toyota Hilux. Pode não ser a campeã de vendas, porém dificilmente você verá esse tipo de carro dando problemas inesperados para os seus donos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *