Comparativo: Citroen C4 Cactus x Peugeot 2008

Comparativo Citroen C4 Cactus x Peugeot 2008

Ah, a França! O país dos croissants, dos perfumes, de Zidane e Mbappé, de Alain Prost… e de uma tradição automotiva bastante forte. Duas empresas gigantes do segmento, reconhecidas mundialmente pela qualidade dos carros feitos por elas próprias, terão dois veículos com várias semelhanças comparados. Tratam-se da Citroen e da Peugeot. Os modelos, em específico, travaram o desafio C4 Cactus x 2008.

Antes, é importante pontuar quais serão as versões comparadas. Do lado do automotor da Citroen, o escolhido foi o C4 Cactus Shine. Já da parte da Peugeot, será o 2008 Griffe. Os veículos foram escolhidos justamente para trazer mais competitividade entre os bólidos.

Curioso pra saber qual veículo é mais potente? Qual o que mais e menos consome? C4 Cactus x 2008, qual o mais caro? Confira tudo a partir de agora!

C4 Cactus x 2008: as semelhanças

Antigas participantes da Groupe PSA, o conglomerado foi adquirido pela Stellantis em 2021. Como a colaboração entre as empresas é antiga, desde a década de 1970, nada mais natural que existam muitos pontos em comum – até pela utilização de plataformas, métodos e modelos semelhantes. 

O conjunto mecânico dos dois modelos, por exemplo, é idêntico: motor 1.6 THP 16v Flex, com 173 cavalos de potência e 24,5 quilograma-força-metro de torque.

Os equipamentos de série também possuem diversas semelhanças entre si. Começando pelo carro da empresa do leão, o modelo sai da fábrica já com lanternas e faróis de neblina, apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, sensor crepuscular, Light-Emiting Diode (“Diodo Emissor de Luz”, em tradução livre; LED), luzes de condução diurna LED, teto solar panorâmico, seis airbags, banco traseiro inteiros rebatíveis, vidros e travas elétricas, retrovisores externos com comandos elétricos, bluetooth, freios Antilock Braking System (“Sistema de Freios Antitravamento, em tradução livre; ABS), volante revestido em couro, maçanetas internas cromadas, rodas de liga-leve 16″, banco do motorista com regulagem de altura,, sensor de chuva e muitos outros apetrechos.

Por outro lado, o veículo da Citroen chega ao motorista com chave presencial, seis airbags, alarme, ar-condicionado digital, luzes diurnas em LED, câmera de ré, freios ABS com Electronic Brake Force Distribution (“Distribuição Eletrônica da Força Freática”, em tradução livre; EBD), chave presencial, controle de estabilidade, lanterna traseira em LED com efeito 3D, alerta de saída de faixa, dois alto falantes dianteiros, volante multifuncional, alerta de atenção ao condutor, indicador de descanso; sistema de frenagem automática e alerta de colisão, central multimídia de sete polegadas barras de teto longitudinais, controle de tração, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos digital, sensor de chuva, volante em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas, alarme, volante com regulagem de altura e profundidade e dois tweeters.

As diferenças

Mesmo com semelhanças, é claro que existem pontos de diferenciação entre um veículo e outro. A começar pelas medidas. O Peugeot 2008 tem 4.159 mm de comprimento, 1.739 mm de largura e 1.583 mm de altura. Já o Citroen C4 Cactus conta com 4.170 mm de comprimento, 1.714 mm de largura e 1.563 mm de altura. Nas medidas, também existem diferenças entre o entre-eixos (2.600 mm do C4 Cactus e 2.542 mm do 2008) e na capacidade do porta-malas (355 litros do possante da Peugeot ante 320 do Citroen).

A leveza do dos carros Citroen, como o C4 Cactus (1.214 quilogramas) em relação ao oponente (1.250 kg) garante um desempenho mais potente do veículo: ele tem velocidade máxima de 212 quilômetros por hora, ante 209 km/h do 2008, além da aceleração de zero a cem em 7,3 segundos, enquanto o adversário faz o trajeto em 8,8s.

Embora o consumo de combustível seja baixo nos dois bólidos, o Peugeot 2008 conta com números melhores: na cidade, são 7,4 quilômetros por litro no etanol e 10,6 na gasolina, contra 7,2 e 10,4 – respectivamente. Já na estrada, o mais econômico roda 9km/l no etanol e 13,1 quilômetros por litro na gasolina, ante 8,9 km/l e 12,6 km/l, respectivamente. 

Com números bastante semelhantes, fica evidente que, não importa qual seja a sua escolha, você estará muitíssimo satisfeito com o seu novo carro!

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