O motor de um veículo é a sua parte mais crítica e pode ser comparada com o coração no corpo humano: sem ele, nada funciona.
É de extrema importância manter a saúde do veículo e todo mundo procura se informar mais sobre “dicas combustível de carro”, mas deve-se levar em consideração muitos outros fatores além da saúde combustível de carro, como manutenções periódicas ou até a forma de se dirigir.
As peças do motor devem funcionar de forma harmônica para que o carro se movimente, elas devem estar muito bem lubrificadas e sem folgas mecânicas oriundas de batidas, trepidações bruscas ou desgaste devido ao uso.
Manter a saúde do seu motor é algo importantíssimo e que deve ser considerada para estender o seu tempo de vida útil, pois uma troca completa de motor costuma ser a manutenção mais cara de todas e, dependendo do valor do veículo, inviável.
Existem algumas maneiras de se cuidar da saúde do motor do seu carro para estender sua vida útil e evitar uma quebra repentina, elas serão listadas logo abaixo como alguns cuidados básicos que se deve ter com seu veículo.
Fique de olho no combustível
A relação combustível carro é muito peculiar e está diretamente relacionada com a saúde do motor. Preste atenção em como manter a saúde combustível do carro: se for rodar trajetos curtos menores do que 10 km, abasteça com gasolina aditivada, a gasolina comum acaba por deixar resíduos no fundo do tanque porque a sua oxidação é muito curta e esses resíduos se depositam sobre as válvulas do motor.
Os trajetos curtos implicam no motor não atingir a temperatura ideal de trabalho e quando a gasolina comum não aquece totalmente, ela forma uma camada escura nas paredes do motor que dificultam a refrigeração.
Se for rodar trajetos mais longos, a gasolina comum se torna vantajosa em relação a gasolina aditivada, pois o motor tem tempo de aquecer direito e realizar a queima completa do combustível, evitando assim entupimentos nos bicos.
Se o seu carro for flex, opte pelo uso do etanol, pois ele possui um poder de limpeza maior do que a gasolina e deixa menos resíduo no motor, em contrapartida abasteça apenas o “suficiente” pois o etanol velho tem maior aderência e menor lubrificação, o que gera maior atrito entre as partes móveis do motor.
Troca de óleo e filtros
O filtro de óleo deve sempre ser substituído quando for realizada a troca do óleo do veículo. Muita gente se esquece, mas a troca do lubrificante do motor precisa ser realizada a cada 10 mil km ou a cada 6 meses e não adianta nada trocar o fluído e utilizar o mesmo filtro cheio de impurezas.
Os filtros de combustível e ar também são importantes e devem ser trocados com frequência para o bom funcionamento e aumento da vida útil do motor do veículo. Não economize aqui, escolha o óleo e os filtros de melhor qualidade para garantir o bom funcionamento do seu veículo.
Líquido do arrefecimento
Olhe todos os dias o nível do líquido do arrefecimento do carro, isso evitará danos graves ao motor, pois caso ele esteja abaixo do nível mínimo é necessário completar o reservatório.
Nunca use água da torneira, pois os sais minerais degradam os componentes do sistema, procure sempre usar água desmineralizada com o aditivo recomendado pelo fabricante. Não complete o nível acima do indicado como máximo no reservatório, pois o excesso também pode causar danos.
Estilo de direção
Dirija de maneira suave e tente não esticar demais as marchas, fazer acelerações e frenagens bruscas. A direção tranquila contribui para uma maior durabilidade das peças do motor.
Essas e outras dicas você pode encontrar no Portal dos Carros, lá é possível saber um pouco mais sobre o mundo automotivo seguramente e também as novidades, não perca!