Qual é o melhor tempo para fazer a troca de óleo de carros da Fiat?

Você acabou de comprar um carro novo e quer saber o básico sobre revisão dos carros da Fiat? Se liga nessa matéria do Portal dos Carros, pois vamos apresentar dicas automotivas essenciais para você manter seu Fiat modelos sempre novos. A importância da troca de óleo A troca de óleo é uma das partes da […]

0

Você acabou de comprar um carro novo e quer saber o básico sobre revisão dos carros da Fiat? Se liga nessa matéria do Portal dos Carros, pois vamos apresentar dicas automotivas essenciais para você manter seu Fiat modelos sempre novos.

A importância da troca de óleo

A troca de óleo é uma das partes da manutenção preventiva mais importantes. Com ela em dia, os donos de Fiat modelos ou de qualquer outra montadora evitam danos importantes no motor, um dos locais mais caros para se mexer em modelos de carro.

Em geral, as trocas de óleo de modelos de carro da Fiat sempre precisam ser feitas a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que chegar primeiro. O óleo de motor é essencial para lubrificar os pistões e vai se desgastando conforme o uso. 

Óleo muito velho acumulam borras e ficam mais refinados, o que prejudica o funcionamento do motor, podendo causar sérios danos. O mesmo vale para os de câmbio. Problemas em motores e câmbios causam problemas que podem chegar a mais de R$ 10 mil no conserto.

Outras dicas de carro também são importantes, como qual a marca e modelo de lubrificante usar no motor do seu carro Fiat. O manual do proprietário especifica qual deve ser colocado no motor, mas em geral, carros de passeio usam [oleo do tipo 5w30. Sempre use de marcas conhecidas no mercado automotivo.

Outros fluidos

Não somente o óleo do motor deve ser trocado de acordo com o que manda o fabricante, como citamos acima, mas outros lubrificantes são importantíssimos para o bom funcionamento do seu carro da Fiat.

O sistema de freio é composto por uma série de recursos, como pedal, fluído de freio, servo freio, cilindro mestre, discos e tambores (ou somente discos, dependendo do automóvel), pastilhas e lonas, mangueiras e canos. Independentemente dos modelos de carro, eles precisam estar sempre em pleno funcionamento.

Por isso, o acompanhando da situação do óleo de freio é bem importante para o carro e também para a segurança dos ocupantes.

Óleo de câmbio

Outro ponto importante dentro das dicas automotivas que estamos apresentando aqui para os donos de carros Fiat é se atentar ao óleo de câmbio, principalmente em carros automáticos.

O óleo de câmbio funciona como um lubrificante, reduzindo o atrito entre as partes móveis e evitando o desgaste e corrosão das peças internas. Ele é essencial, portanto, para o perfeito funcionamento dos veículos.

Sempre mantenha-se atento aos comandos e com a central de controle dos carros Fiat. Cada vez mais tecnológicos, os carros possuem sistemas que ajudam a monitorar o carro como um todo, mas o olhar do dono sempre é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *