Tudo o que você precisa saber sobre a história da Ford

Nessa matéria do Portal dos Carros vamos falar de uma das montadoras mais tradicionais e pioneiras do mercado de automóveis global: a Ford. A empresa nasceu do sonho de um cidadão norte-americano que queria baratear o custo de produção dos carros, tornando-os mais acessíveis para mais pessoas. Dessa forma e com esse pensamento ele foi […]

0

Nessa matéria do Portal dos Carros vamos falar de uma das montadoras mais tradicionais e pioneiras do mercado de automóveis global: a Ford.

A empresa nasceu do sonho de um cidadão norte-americano que queria baratear o custo de produção dos carros, tornando-os mais acessíveis para mais pessoas. Dessa forma e com esse pensamento ele foi além e marcou uma geração e parte importante de toda uma indústria mundial. Seu método ficou conhecido como o Fordismo e foi usado por outros setores.

A origem

A Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford e outros 11 investidores, nos Estados Unidos. Por meio da linha de produção e montagem, a Ford foi a primeira empresa capaz de fabricar modelos de carro a cada 98 minutos. O primeiro lançamento de carros da Ford foi o Modelo A, que teve 1708 unidades fabricadas até 1904.

Hoje, a montadora americana é a sexta maior fabricante de carros e caminhões do mundo. Os números da Ford são gigantes:

  • A empresa está presente em 120 países do mundo
  • A Ford possui 67 fábricas ao redor do mundo
  • São quase 200 mil colaboradores trabalhando para a Ford

Chegada da Ford no Brasil

Uma curiosidade muito importante da Ford para o mercado automotivo brasileiro é que ela foi a primeira indústria automobilística do mundo a se instalar por aqui. Isso se deu no ano de 1919, na capital de São Paulo.

De acordo com informações de sites de notícias automotivas, em seu primeiro ano no Brasil, a marca comercializou quase 2,5 mil unidades.

Hoje a Ford possui fábricas em Taubaté, Tatuí, São Bernardo do Campo e Camaçari, onde são fabricados 250 mil veículos por ano, com números atualizados.

O Fordismo

Dentro da história global da indústria, a Ford foi além não apenas no seu segmento, mas ensinou a muitos outros setores, marcando época em períodos da Revolução Industrial.

O que conhecemos hoje como Fordismo foi o método usado pela empresa para baratear os custos de produção. Em vez de um grupo de pessoas participarem de todo o processo de produção dos carros, os funcionários faziam parte dele. 

Uma esteira passava e ele cumpria a função a qual deveria e passava a função para o outro funcionário. 

Linha de carros

A linha de carros da Ford foi mudando ao longo dos anos e se adaptando ao mercado de automóveis de cada época. Por exemplo, em determinados momentos, a montadora focou na comercialização de hatches , ora de sedãs, ora de carros maiores, como SUV.

Atualmente, a marca vende no Brasil as picapes Ford Maverick, Ford Ranger, o Ford Territory, além dos esportivos Bronco e Mustang Mach 1.

A empresa também voltou a apostar no setor das Vans e disponibiliza para o público, a Transit, nas versões Furgão e Minibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *