Jeep: conheça a história dessa marca

Vamos conhecer hoje a história de uma das marcas de carro mais mais queridas e comercializadas do Brasil: a Jeep. O começo da história da Jeep se deu em meio a Guerra, quando o exército dos Estados Unidos precisava de carros que fossem capazes de enfrentar adversidades, simples e funcionais. E esse é o DNA […]

0

Vamos conhecer hoje a história de uma das marcas de carro mais mais queridas e comercializadas do Brasil: a Jeep. O começo da história da Jeep se deu em meio a Guerra, quando o exército dos Estados Unidos precisava de carros que fossem capazes de enfrentar adversidades, simples e funcionais.

E esse é o DNA que a Jeep visa entregar para seus clientes com seus carros lançamentos até os dias de hoje. O foco da marca são modelos maiores, mais altos e prontos para aventura e diversão, sem deixar de lado a praticidade e o conforto para o uso no dia a dia das cidades.

O começo de uma era

O primeiro Jeep foi criado pela fabricante americana Willys Overland no começo da Segunda Guerra Mundial. Ele só assumiu o nome que conhecemos hoje anos depois, se tornando uma marca registrada. Em 1987, a Jeep passa a integrar o Chrysler, que atualmente está dentro de um conglomerado maior no mercado automotivo, a Stellantis.

Ao longo de seus 80 anos, os veículos da marca foram destaque em muitos momentos históricos da humanidade, isso aconteceu muito pelo jeitão robusto e eficiente, além de  seu lado divertido e aventureiro.

Willys MB

O ano era 1941, quando os Estados Unidos se envolveram na Segunda Guerra Mundial. Com isso, o exército americano precisava de modelos de carro que fossem leves, com tração nas quatro rodas e com capacidade para levar três soldados e uma metralhadora.

Foram usadas mais de 600 mil unidades do Willys durante o conflito. Os carros são citados por um dos comandantes das Forças Armadas dos Estados Unidos como uma das quatro ferramentas fundamentais para a vitória final.

Willys CY2A

Com o fim da guerra e com toda a experiência que a marca adquiriu ao longo dos anos de conflito, ela resolveu levar para as ruas seu primeiro Jeep civil. O CJ-2A era baseado no irmão guerreiro e carrega outra curiosidade importante: foi o primeiro lançamento Jeep a levar as sete aberturas na grade frontal, marca que é usada até hoje nos carros da Jeep.

O primeiro utilitário da Jeep

Atualmente, a Jeep é sinônimo de utilitários ou como conhecemos por aqui, os SUV. Entre seus modelos de carro estão o Jeep Renegade, o Jeep Compass, o Jeep Commander, o Jeep Grand Cherokee, entre outros, mas todos eles sempre com bastante espaço e altos.

O anfitrião da geração atual foi o Willys Jeep Station Wagon. Desenvolvido para aliar trabalho e lazer, o carro teve mais de 300 mil unidades vendidas no mercado dos EUA e chegou também ao Brasil, onde deu origem à Willys Rural.

A Jeep no Brasil

Na década de 1950, o forte plano do governo brasileiro queria desenvolver a produção de carros no mercado de automóveis do país. Com isso, o primeiro modelo da marca montado em terras brasileiras foi o Jeep CJ-5. Ele usava peças importadas e era produzido na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *