Enfim a Jeep vai trazer para o Brasil um de seus modelos de carro mais famosos do mundo e sucesso de vendas e aceitação em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo. Em breve, teremos andando em solo brasileiro, em importação direta, o Jeep Gladiator, a versão picape do icônico Wrangler.
Ela estreia no Brasil em versão única por R$ 499.990, conforme antecipado pelo site de notícias automotivas Autoesporte. No comparativo dos carros, ela fica acima em valor de mercado das RAM 1500 Rebel e RAM 2500, todas do mesmo grupo automotivo da Jeep, o Stellantis.
Jeep Gladiator versões
O Jeep Gladiator estreia no Brasil apenas na versão Rubicon, a mais cara dos modelos de carro, exclusivamente com o motor a gasolina Pentastar V6 3.6 de 284 cavalos e 35,4 kgfm a 4.100 rpm.
O carro Jeep possui tração nas quatro rodas, com marcha reduzida e bloqueio de diferencial. É exatamente a mesma versão que é oferecida na Wrangler, Jeep modelos no qual a picape é baseada.
A capacidade de carga da picape é bem pequena, e convenhamos, esse é um dos modelos de carro que não serve apenas para carregar carga. É muito mais estilo do que trabalho.
As medidas (1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86,1 cm de altura) resultam em 1.000 litros de volume. A capacidade de carga é bem baixa, com um máximo de 674 kg. Ela perde, por exemplo, para a Fiat Strada cabine simples, que pode carregar até 720 kg.
Esse é um dos motivos pelo qual o novo carro Jeep não pode ser importado para o Brasil na versão a diesel. Segundo a legislação brasileira, apenas carros com ao menos 1 tonelada de capacidade de carga podem vir para o Brasil com uso de motorização a diesel.
O famoso monta e desmonta
Assim como a Wrangler, o lançamento da Jeep possui um sistema único de ‘monta’ e ‘desmonta’, que é o grande diferencial do carro. As portas, o teto e o parabrisa do Jeep Gladiator podem ser desmontados.
Como opcional é possível comprar um acessório composto por barras de metal tubular. Dessa forma, dá para garantir a segurança dos ocupantes, sem perder o aspecto de bugre. A barra central do teto é onde ficam os auto-falantes para garantir o som durante o passeio.
Jeep Gladiator consumo
O carro Jeep tem sede por gasolina, afinal um motor V6 de 3.6 litros equipando um carro grande e pesado, de mais de 2 toneladas, não podia ser diferente. No dia a dia, prepare o bolso para abastecer. Segundo os dados do Conpet, publicado em sites de notícias automotivas, a Gladiator faz no perímetro urbano 6,5 km/l e na estrada 7,4 km/l de gasolina.