Um dos veículos mais robustos do mercado brasileiro é bastante recente no país. Estreando neste ano de 2023, o Jeep Wrangler é classificado como um SUV (“Sport Utility Vehicle”, “Veículo Utilitário Esportivo”, em tradução livre), mas tem o estilo de um carro quatro por quatro bastante imponente. É claro que tal modelo possui versões distintas, para agradar ainda mais os proprietários e fãs do veículo.
Curioso para saber quais são as distinções entre cada versão do automóvel? Confira abaixo e saiba mais sobre o item da empresa estadounidense!
Quantas versões do veículo existem?
De maneira bastante reduzida, o Jeep Wrangler possui três versões. Dentre essas três, dois nomes são conhecidos pelos fãs de carros grandes e da marca: Sahara e Rubicon, sendo que a primeira é a versão de entrada – logo, a última é a de topo.
Nesse momento, você deve estar se perguntando qual seria a terceira versão do carro. E, aqui, é importante destacar que a diferenciação é bem simples, não precisando de um novo nome. Os veículos se diferenciam pelo número de portas que possuem, e apenas a Sahara tem opção entre duas e quatro entradas. A Rubicon possui “apenas” opção com quatro aberturas.
Potência
Um carro de tamanho tão avantajado, é claro, merece uma unidade de potência bastante parruda. E a empresa correspondeu, é bom que se diga. Nas duas versões, o motor é turbo, 2.0, com quatro cilindros em linha e gasolina entrando no composto via injeção direta. São, ao todo, 270 cavalos de potência (!) com torque de incríveis 40,8 quilograma-força-metro. O câmbio tem oito marchas e a tração é quatro por quatro.
Mais do que a ficha técnica, o motor tem um turbocompressor twin-scroll – ou seja, de fluxo duplo. A baixa inércia possui uma válvula waste-gate, eletrônica, para respostas mais ágeis – algo especialmente especial para terrenos mais acidentados. O turbo, por sinal, é inserido diretamente no cabeçote – o que ajuda na durabilidade, tal qual um circuito de refrigeração dedicado.
Muita história
O visual marcante e histórico do Jeep Wrangler tem uma homenagem mais do que especial. As tradicionalíssimas sete fendas fazem menção ao CJ, marcante carro da empresa e que rodou no Brasil entre 1957 e 1982. Dentre as atualizações, destaque para faróis e luzes de neblina de LED (“Light-Emitting Diode”, “Diodo Emissor de Luz”, em tradução livre).
Segurança e conforto
Dentre os itens, destacam-se quatro airbags, controles de estabilidade, oscilação e tração, assistentes de partida em rampa e descida, coluna de direção com ajuste para profundidade e altura e freios ABS (“Antilock Braking System”, “Sistema de Freios Antitravamento”, em tradução livre) a disco nas quatro rodas.
Conte com o Portal dos Carros
Quer saber mais dicas sobre carros da Jeep ou de outras marcas? Conte com o Portal dos Carros, o lugar ideal para se manter cada vez melhor informado sobre o ramo automotivo. Visite nosso site e obtenha as melhores atualizações e informações para ter ainda mais conhecimento.