O que significa os nomes dos carros da Jeep?

jeep amazonas

Esse é um tema que traz muita curiosidade, afinal, o que está por trás dos nomes dos carros da Jeep? O que significa cada um deles? Iremos responder essas perguntas, mas antes nada mais justo que conhecermos o significado da palavra Jeep.

Curiosamente o nome Jeep vem da sigla GP. Essa denominação foi usada pelas forças armadas dos EUA, quando o exército americano encomendou o veículo utilitário que conhecemos como Jeep, três fabricantes ficaram encarregadas de sua construção: a American Bantam, a Ford e a Willys. 

Os jipes da Willis eram identificados como MA, os Bantam como BRC-40 e os Ford como GP. Só que GP não significava “general purpose” como muitos falam por aí. A sigla era o código que a Ford usou para designar o projeto. A letra G indicava que era um projeto para o governo (government) e o P identificava os veículos de reconhecimento com entre-eixos de 2.000 mm.

Portanto, quando ainda era um veículo de aplicação exclusivamente militar, os soldados se referiam pela sigla, que se pronunciada em inglês, soa como Jeep.

Vale saber que não existe só essa teoria, e nada oficial da parte da marca em relação a isso, mas essa é a mais plausível.

Fique agora com os nomes de alguns modelos da montadora americana e o seus significados, acompanhe a leitura!

Jeep Renegade

Além de ser um dos SUVs mais vendidos do Brasil, o nome Renegade foi usado pela Jeep em uma versão do CJ, o antecessor do Wrangler. A marca sempre aproveita nomes clássicos em seus modelos novos. Por isso, queria trazer, além do visual, o espírito do Wrangler para o SUV compacto. Renegade quer dizer renegado, em tradução literal: alguém que quebra tradições.

Jeep Compass

A Jeep definiu esse nome para o modelo como um veículo que vai te ajudar a chegar aos lugares que você quer, independentemente de onde eles estejam. Por isso, Compass é bússola em inglês. O batismo só fez sentido de verdade na atual segunda geração do SUV, pois o primeiro modelo não tinha aptidão off-road que tem atualmente.

Jeep Commander

O nome Commander é simplesmente “comandante” em inglês. O SUV foi introduzido pela primeira vez em 2005, no New York Auto Show. Enquanto na produção, foi vendido como Jeep Grand Cherokee de 7 passageiros. O estilo do Commander era muito mais quadradão que o do Grand Cherokee, com um para-brisa quase na vertical e vidros quadrados nas laterais.

Jeep Gladiator

Uma curiosidade é que ela não foi a primeira picape Jeep a ser batizada com o nome de Gladiator, que significa gladiador. Entre 1962 e 1971, a Jeep produziu uma picape batizada com esse nome. Ela era a sucessora da Willys Jeep Truck, modelo que aqui no Brasil era versão picape da Rural Willys.

Esse se dá também, pela capacidade e força do veículo para encarar qualquer tipo de terreno.

Jeep Wagoneer

Apresentado nos Estados Unidos como conceito, o Grand Wagoneer marca o renascimento de um ícone norte-americano que fez sucesso entre 1963 a 1991 e, antecipa a visão moderna do próximo utilitário esportivo premium da marca. O nome se dá pelo tamanho do veículo, como um vagão.

FAQ

Quais carros da Jeep são fabricados no Brasil?

Três modelos fabricados na fábrica da Stellantis em Goiana, no Estado de Pernambuco. O Jeep Renegade, Compass e o SUV de 7 lugares, Commander. Os dois primeiros são um sucesso de vendas na categoria. 

Quais são os carros importados da Jeep?

O Grand Cherokee, o modelo mais premiado da Jeep no mundo, por exemplo, é fabricado no Detroit Assembly Complex, Mack Plant, a primeira fábrica surgida em quase três décadas na cidade do Estado de Michigan. Já os aventureiros Wrangler e Gladiator são feitos na planta da montadora localizada em Toledo, cidade localizada no estado de Ohio (Estados Unidos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *