Dicas de mecânica automotiva

Se você é como a gente apaixonado pelo mundo dos carros, se liga nessa matéria, que falamos algumas dicas importantes sobre mecânica automotiva para manter seu carro sempre em dia e com tudo funcionando perfeitamente. Esses cuidados básicos aumentam a vida útil de seu automóvel e reduz gastos com consertos posteriores. Afinal, vale sempre aquela […]

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Se você é como a gente apaixonado pelo mundo dos carros, se liga nessa matéria, que falamos algumas dicas importantes sobre mecânica automotiva para manter seu carro sempre em dia e com tudo funcionando perfeitamente.

Esses cuidados básicos aumentam a vida útil de seu automóvel e reduz gastos com consertos posteriores. Afinal, vale sempre aquela frase: ‘É muito melhor prevenir do que remediar’. E, no mercado automotivo, isso vale ainda mais, os gastos para arrumar os carros são muito maiores do que os custos com manutenção preventiva.

Dica 1 – situação da correia dentada

A correia dentada é uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor, além de que seu mau funcionamento pode ocasionar sérios e caros problemas. Ela está presente em todas as marcas de carro, em modelos com motores a combustão.

A peça, de borracha, garante a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros. Como ela trabalha próximo do motor e em temperatura elevada, uma das boas dicas de carros é acompanhar de perto sua situação, logo que perceber que ela está ressecada, procure um mecânico de confiança para avaliar e possivelmente fazer a troca.

  • Entortamento das válvulas
  • Furação na cabeça do pistão
  • Danos ao motor do automóvel 

Palhetas do limpador para-brisa

As palhetas do limpador para-brisa dos carros precisam sempre estar em bom estado para manter a segurança do motorista e dos ocupantes. As borrachas do conjunto é a parte que mais apresenta desgaste, por sempre estar exposta às condições do tempo. Segundo fabricantes, a peça deve ser trocada a cada três ou quatro meses.

Borrachas velhas fazem barulho e não conseguem limpar a água em dias de chuva, o que se torna um problema. Isso vale para carros de todas as marcas, como Ford, Fiat, Jeep, entre outros.

Óleo de motor e câmbio

As trocas de óleo de carros Jeep sempre precisam ser feitas a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que chegar primeiro. O óleo de motor é essencial para lubrificar os pistões e vai se desgastando conforme o uso. 

Óleo muito velho acumulam borras e ficam mais refinados, o que prejudica o funcionamento do motor, podendo causar sérios danos. O mesmo vale para os de câmbio. Problemas em motores e câmbios causam problemas que podem chegar a mais de R$ 10 mil no conserto.

Sistema de freio

O sistema de frio dos carros é algo, também, muito importante para a segurança de seus ocupantes. Ele é composto por uma série de recursos, como pedal, fluído de freio, servo freio, cilindro mestre, discos e tambores (ou somente discos, dependendo do automóvel), pastilhas e lonas, mangueiras e canos. Independentemente dos modelos de carro, eles precisam estar sempre em pleno funcionamento.

Esses são apenas alguns itens de segurança e que precisam estar sempre revisados, porém um carro é bem mais complexo e vale uma revisão geral de forma periódica.

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