É muito bom poder comprar um carro zero quilômetro e sentir o cheiro de carro novo, tão amado pelos brasileiros. Tirar os plásticos e os adesivos e sentar pela primeira vez nos bancos nunca usados, não é mesmo?
Porém, essa não é uma realidade para todos os brasileiros. Segundo levantamento da revista Isto É, o Brasil é um dos países mais caros para comprar carros novos. Além disso, outras pessoas preferem comprar os seminovos por ser melhor carro custo-benefício.
Mas, para não ter frustração, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de comprar modelos de carro usados, um deles são os cuidados com o motor. Se ele estiver com algum problema, o custo de manutenção pode ser bem caro e em vez de se fazer um bom negócio, o cliente acaba tendo dores de cabeça.
Pensando nisso, reunimos aqui alguns dos pontos a serem levados em conta na hora de avaliar o motor do veículo que está sendo comprado, se liga nessas dicas automotivas:
Quilometragem
Um item bem importante que traduz a saúde do motor do carro é saber o quanto ele já trabalhou. Carros com mais de 100 mil quilômetros rodados geralmente tem uma depreciação maior no valor, mesmo estando em boas condições.
Por isso, ao pesquisar por marcas de carro, se atente a esse quesito. O carro que gostei tem mais de 100mil km rodados, isso é ruim? A resposta é: Depende!
A dica aqui é sempre levar o carro em um mecânico de confiança para avaliar a saúde do motor. É algo muito comum no mercado automotivo e geralmente o vendedor está acostumado com o procedimento, pois acaba sendo uma garantia a mais até para ele.
Vestígios de óleo
Outro ponto importante para verificar na hora de comprar um seminovo, seja o carro da Ford, Chevrolet, Fiat, ou outras marcas, são vestígios de óleos na parte externa do motor. Se tiver, isso é um sinal ruim.
Quando o motor apresenta vazamento de óleo podem ser vários os motivos, desde uma troca de borracha para vedar a junta até situações mais graves, como queima de óleo.
Partida a frio
A primeira partida do motor do dia é reveladora quanto à situação dele. Pode ser uma boa dicas de carros, você chegar um pouco mais cedo do que o horário combinado com o vendedor e pela manhã. Se o motor chacoalhar ou fizer outros ruídos, pode ser sinal de desgaste excessivo ou outros problemas mecânicos.
Fumaça
Um motor com uma boa saúde não pode apresentar fumaça, mesmo os modelos mais modernos a diesel. Fumaça azul em uma partida a frio significa que o motor está gasto e é melhor procurar outros veículos.
Se atente a isso e a outros detalhes. E como já levantamos aqui, sempre leve o carro para um mecânico de confiança avaliar a compra antes de efetivar o negócio.