Muito conhecida, a Ford Ranger chegou ao Brasil no meio da década de 90 já na segunda geração, e até hoje vem demonstrando ser uma picape de respeito. Já a recém chegada Ford Maverick, entrou esse ano para a linha de carros da Ford.
A seguir mostraremos tudo sobre as Ford picapes, versões, preços, atributos e mais, siga a leitura!
Versões e preços
Ford Maverick: possui apenas a versão topo de linha, a Lariat FX4, com motor 2.0 e preços a partir de R$233.310.
Ford Ranger: tem oito versões com diferentes tipos de cabine e motores. Os preços estão entre R$230.490 e R$329.990.
<h2>Dimensões</h2>
Ford Maverick: 5,07 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos.
Ford Ranger: 5,54 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,80 m de altura e 3,32 m de entre-eixos.
Conectividade e tecnologia
Ford Maverick: além de Bluetooth, comandos de áudio e voz no volante, entradas USB tipo A e tipo C, tela central multifuncional touch screen de 8 polegadas, 6 alto-falantes, rádio AM/FM e central multimídia SYNC com Android Auto e Apple CarPlay.
Ford Ranger: o modelo conta com bons recursos de tecnologia e conectividade. Mas, não podemos deixar de citar o sistema redutor de poluentes, câmera de ré, computador a bordo, entradas USB, bluetooth, duas telas de LCD multifuncional de 4.2 polegadas.
Motor, desempenho e consumo
Ford Maverick: o propulsor presente na Ford Maverick é o EcoBoost 2.0 GTDi, de disposição transversal, com injeção direta de gasolina. Ele entrega 253 cavalos a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de oito velocidades.
O consumo da única configuração da Maverick é o seguinte: Lariat FX4 2.0 – Ciclo urbano: 8,8 km/l / Ciclo estrada: 11,1 km/l.
Ford Ranger: tem dois tipos de motores e ambos turbodiesel. O primeiro é o 2.2 com potência de 160 cv e torque de 39,25 kgfm, transmissão automática de seis velocidades. Já o segundo 3.2 cilindradas, com 200 cavalos de potência, 47,9 kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades.
As médias de consumo da Ranger são as seguintes:
XL 2.2 Diesel 4×4 MT (versões CS e CD) – Ciclo urbano: 10,3 km/l / Ciclo estrada: 10,4 km/l;
XLS e Black 2.2 Diesel 4×2– Ciclo urbano: 9,6 km/l / Ciclo estrada: 11,3 km/l;
XLS 2.2 Diesel 4×4 – Ciclo urbano: 9,0 km/l / Ciclo estrada: 10,4 km/l;
Storm, XLT e FX4 3.2 Diesel – Ciclo urbano: 8,4 km/l / Ciclo estrada: 9,4 km/l;
Limited 3.2 Diesel – Ciclo urbano: 8,6 km/l / Ciclo estrada: 9,9 km/l.
Segurança
Ford Maverick: dispõe de 7 airbags, alarme perimétrico, alarme de segurança com imobilizador, 3 alças de segurança dianteira/traseira, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, controle eletrônico de estabilidade e tração.
Ford Ranger: pode dispor de até 7 airbags. Além de assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, alerta de colisão, sistema de permanência de faixa, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de estacionamento traseiro, trava da tampa da caçamba com chave e até mesmo sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus.
FAQ
Qual a versão de entrada da Ranger?
Na versão de entrada, a XL, ela pode ser comprada com cabine simples, aliás, é o único modelo da Ford Ranger no Brasil com cabine simples, mas é possível também comprar a Ranger XL com cabine dupla. Em ambos os casos, ela tem tração completa 4×4.
Qual é mais potente Ford Ranger ou Ford Maverick?
A Ford Ranger é mais potente. Para o modelo 2023, a picape abandonou as versões flex em suas picapes médias e passou a adotar o CDTI de 2.2 litros a diesel de quatro cilindros com 160 cv e 39 kgfm entre 1.600 e 2.500 rpm e o CDTI 3.2 litros a diesel de cinco cilindros, que entrega 200 cv e 47,9 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm.