Dicas para comprar o primeiro carro

Primeiro carro: dicas para comprar

O brasileiro é um dos povos mais apaixonados por carros do mundo. Por aqui, o sonho de ter o próprio carros lançamento é tão forte como o de uma casa própria. Por isso, o momento da compra do primeiro carro é algo marcante para muita gente.

Mas, é preciso alguns cuidados para que esse momento tão especial não se transforme em um pesadelo com o tempo. Pensando nisso, vamos trazer aqui no Portal dos Carros, algumas dicas simples de alguns pontos a se olhar na hora da primeira compra de veículos.

Dica 1 – Estabeleça as metas

O primeiro passo para você começar a organizar a compra da sua primeira marcas de carro está no estabelecimento das metas. Muitos especialistas dizem que ver o desenho no papel ajuda a concretizar o sonho. 

Dessa forma, veja quanto do seu salário você consegue poupar até ter um montante para dar como forma de entrada e financiar o restante, caso não consiga levantar todo o dinheiro. As opções de financiamento variam entre bancos e concessionárias do mercado de carros.

Dica 2 – Planejamento

Com a meta estabelecida, agora você precisa se planejar para cumprir o que foi proposto na meta para comprar os carros mais econômicos e baratos, afinal ‘gastos são como unhas: devemos sempre cortá-los’, essa é a famosa frase de um dos maiores e mais ricos empresários brasileiros, sócio de cervejaria.

Uma coisa legal a se fazer é criar uma aplicação financeira apenas para o acúmulo desse dinheiro para o carro novo. Dessa forma, você separa esse valor da sua reserva de emergência, consegue acompanhar a evolução dele e ainda fatura com algum rendimento.

Dica 3 – Gastos com o carro

O erro de muitas pessoas, que depois passar a ser um grande problema para elas, é não considerar os custos que o carro vai apresentar após a compra. Lembre-se, ter um veículo, não importa se ele está entre os melhores carros populares ou nos de luxo, é como se tivesse uma pessoa a mais na família. 

Além dos custos com impostos, como IPVA, que varia entre 2% e 4% do valor da tabela fipe todos os anos, Licenciamento anual (em torno de R$ 150) e seguro (valor varia muito de acordo com a região), ainda vem os gastos com manutenção preventiva (trocas de óleo, fluidos e filtros), combustível e caso ele apresente algum problema.

Aqui é importante você levar em conta e escolher um dos modelos de carro que você sabe que não vai sobrecarregar demais sua vida financeira. 

Dica 4 – Alinhando necessidade com o sonho

Para fechar nossa lista de dicas automotivas, vamos falar sobre alinhar a necessidade com o sonho. Dá aquela vontade de comprar logo de cara aquele SUV tão sonhado, como o Jeep Commander ou o Ford Bronco, e sair curtindo a nova conquista em viagens, trilhas, etc.

Mas coloque no seu radar, também, a necessidade e para que você vai usar o carro. Quando você faz isso, muitos dos itens listados como necessários acabam ficando de fora.

Outro ponto importante é que muitas vezes é melhor estar com um carro mais barato, mais simples, mas com ano mais novo e quilometragem mais baixa, além de alinhar a potência do motor com o uso e o consumo de combustível

Dica 5 – Ir às compras

Após esse planejamento todo, agora é a parte boa. Comprar e aproveitar essa nova e tão sonhada conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *