Qual a vida útil de um veículo automático?

O veículo automático é muito confortável e traz mais segurança ao motorista que o dirige. A ideia de não precisar mover a alavanca do câmbio com frequência ou ter que acionar a embreagem o tempo todo atrai aqueles que gostam de sofisticação, tecnologia e facilidade. 

O primeiro câmbio automático era a base de fluido hidráulico e foi construído em 1932 por dois brasileiros. O projeto foi vendido para a General Motors, aplicaram a nova tecnologia no Oldsmobile de 1940, que foi considerado o primeiro carro automático desenvolvido.

Com o passar dos anos, novas tecnologias foram sendo criadas até que fosse possível chegar nos modelos de veículo automático que temos hoje em dia. Mas não se enganem, o conforto e a tecnologia tem seu preço, sendo a transmissão automática um dos itens mais caros a se trocar do carro quando dá problema.

Por esse motivo, se faz necessário tomar muito cuidado porque a vida útil do carro automático está atrelada a vida útil de sua transmissão. A seguir estão algumas sugestões do que fazer para estender a vida útil de seu carro automático.

FAQ

O tipo de câmbio automático influencia?

As transmissões automáticas podem ser separadas em dois tipos: hidráulica e eletrônica, sendo a primeira a mais simples e a de maior durabilidade. Ela consiste em um conjunto de tubos que distribuem fluido sob pressão para o conversor de torque.  

Já os eletrônicos combinam peças computadorizadas e eletroválvulas para acionar o conversor de torque do veículo. Esses costumam ser mais responsivos e, portanto, menos duráveis.

E a quilometragem?

De uma maneira geral, as transmissões automáticas chegam a durar em média 150.000 km, mas a manutenção do mesmo deve ser feita a pelo menos a cada 50.000 km rodados, levando em consideração a frequência do uso de seu veículo. Se o carro automático for utilizado apenas para passeio o desgaste da transmissão será menor do que se for usado como meio de trabalho.

 É preciso se atentar ao fluido do sistema de transmissão?

Observe com regularidade o nível do filtro de transmissão de seu veículo automático. Caso ele fique baixo ou sujo, o desgaste do sistema será maior, portanto para estender a vida útil do carro automático verifique, complete ou troque o fluido sempre que puder ou de acordo com o que foi estabelecido pelo fabricante no manual do veículo.

O carro dá sinais?

Fique atento a barulhos, vibrações ou comportamento anormal do carro durante o uso. Caso algo fora do comum aconteça, leve o seu carro automático ao seu mecânico de confiança para uma inspeção. Problemas no sistema de transmissão automática geralmente incluem os sintomas aqui citados, que começam antes de um defeito grave acontecer.

A manutenção de outras partes do carro influencia na durabilidade do câmbio automático?

Sim, de fato um carro que tem a manutenção de todas as suas peças em dia tende a ter a durabilidade de seu sistema de transmissão estendida, afinal de contas o entupimento de filtros, desgaste de correias ou outras partes do carro automático acabam por forçar o automóvel durante seu funcionamento diário.

Siga recomendações do manual do veículo

A maioria das pessoas ignora o manual do automóvel, mas nele estão contidas diversas dicas de como manter o seu veículo por muitos quilômetros. Dicas valiosas como a frequência entre as manutenções ou códigos que ficam indicados no painel eletrônico de seu carro automático estão contidos em seu manual. 

Além disso, não deixe de conferir o Portal dos Carros, lá é possível encontrar diversas dicas valiosas sobre o mundo automotivo. Não perca! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *