Ter um carro com qualidade requer sempre muita responsabilidade, afinal, esse tipo de veículo acaba necessitando de manutenção e cuidados específicos para ter uma longa duração e não deixar o seu condutor na mão. Um dos cuidados que mais se deve ter e não esquecer de fazer com certa frequência é a troca de óleo.
Isso porque o lubrificante é um item de substituição obrigatória, significando que após determinado tempo ou caso o veículo rude com uma quilometragem específica, a troca de óleo do motor precisa ser feita para que ele não force de forma exagerada e prejudique no desempenho geral do automóvel. porém, você já parou para pensar como que essa troca de óleo deve ser feita e quais cuidados precisam ser tomadas?
Um óleo velho no seu carro não é capaz de proporcionar todas as funções necessárias para manter o carro sem prejuízos. Sendo assim, acompanhe o artigo a seguir as informações mais relevantes sobre a troca de óleo e como ela deve ser feita:
Quando preciso trocar?
Geralmente, nem todo mundo sabe quando fazer troca do óleo do motor do seu carro, mas saiba que essa informação você encontra no manual do automóvel. Falando de motor quente, tem uma estimativa de que você precisa trocar o óleo a cada 5000 km ou de seis em seis meses, o que ocorrer primeiro é o que você leva em consideração para fazer a troca.
Quando você passar uns 5000 km desde a última substituição, faça a troca de óleo do motor para não prejudicar ou forçar demais o automóvel. Além disso, de forma simultânea, você deve substituir o filtro de óleo, já que ele acumula diversos resíduos que podem contaminar o lubrificante novo em pouco tempo.
Escolhendo o lubrificante correto
Saiba que é necessário ter e saber sobre três coisas na hora de escolher o óleo do motor para o seu carro novo e como fazer a troca do óleo: saiba sobre o índice API, índice SAE e em certos casos, o tipo de óleo. Esse tipo de informação também se encontra no manual.
Vamos usar um exemplo, o Dexos 1 é um óleo lubrificante de motor específico, recomendado mais para marcas como a Chevrolet. Isso acaba especificando que cada marca possui um olhar o mais recomendado para o motor, conseguindo ter uma melhor lubrificação e desempenho do automóvel, sem que ele se prejudique com o tempo.
Então sempre pesquise bem para saber quais são os lubrificantes recomendados para a marca do seu carro e quais você pode dispensar dentro das opções.
Cuidado com alguns frentistas
Na maioria das vezes, as pessoas levam os carros para os postos de gasolina e tiram dúvidas com frentistas sobre o momento certo da troca do óleo, porém não confiam em qualquer um. Se você já tem o costume de trocar o seu olho com o frentista específico está tudo bem, mas não corra o risco da sua confiança ser quebrada por pessoas que só querem se aproveitar.
Se você ouvir alguma frente está falando que o seu olho está muito preto o que a viscosidade não está boa, mesmo que você seguiu todas as regras do manual e que ainda não é o momento certo de trocar o óleo, fique tranquilo e não precisa gastar dinheiro para trocar antes do tempo. O que acontece muitas vezes, é que os frentistas aproveitam dessas oportunidades para ganhar uma vantagem e ter um dinheiro a mais em determinado dia, siga sempre o que está escrito no manual para garantir a qualidade do seu carro e não te deixar no prejuízo.
Motor muito rodado precisa de óleo mais viscoso?
Isso varia muito de veículo para Veículos. Embora existam sugestões nesse sentido, é fundamental acompanhar o consumo de lubrificante, porque é muitas vezes por mais que o seu motor esteja muito rodado, ele acaba aguentando mais viscosidade menos concentrada. A questão é simples, se o olho não estiver queimando em excesso, você não precisa aumentar a dosagem dele.
Caso consumo ultrapasse essa queima em pequena quantidade de lubrificante, não existe problema em usar um óleo mais viscoso ou próprio para motores de alta quilometragem. Mas lembre-se de perceber se a queima realmente está em excesso ou não.
FAQ
Por que o óleo do motor fica escuro depois de um tempo?
Isso porque o óleo serve para realizar a função de manter o motor limpo e, para isso, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo. Desse modo, ele com o tempo fica escuro para auxiliar na retirada de resíduos impuros do motor do carro.
O filtro deve ser substituído em cada troca de óleo?
Por mais que cada carro tenha um determinado espaço de tempo para trocar tanto do filtro, como do óleo, o mais recomendado é que você aproveite a recomendação geral de substituir o óleo e o filtro juntos, já que o filtro impede a circulação de impurezas dentro do motor. Então, para evitar problemas futuros no seu carro, compensa trocar tudo de uma vez.
Quais são os principais problemas que causam a borra em motores?
Um exemplo que causa borra em motores com certa frequência é o uso do óleo lubrificante incorreto no motor do carro novo. Geralmente acontece quando se utiliza lubrificante com um nível de desempenho inferior ao que o carro realmente necessita. Mesmo reduzindo o período de troca, pode haver problemas de formação de borra devido ao envelhecimento precoce do lubrificante.