Conheça a história da Citroen

Citroen: conheça a história da marca

Está pronto para comprar um carro novo e quer saber de boas opções de modelos de carro no mercado automotivo brasileiro, então se ligue nesta matéria que apresentaremos um pouco mais sobre a história e os carros da Citroen disponíveis para compradores no país, além de dicas e curiosidades sobre os veículos, os benefícios, pontos positivos e negativos.

O começo de tudo

A história da Citroen começa em 1919, quando André Citroen embarca na aventura de criar marcas de carro que levariam seu nome. O primeiro modelos de carro da fabricante francesa foi o Type A, um veículo com motor de 1,323 cm³, 4 cilindros e velocidade máxima de 65 km/h.

O sucesso do carro Citroen foi tão grande que vendeu cerca de 10 mil unidades no intervalo de apenas um ano. Logo no ano seguinte, em 1921, a Citroën lança o segundo modelo de seu acervo: o B2. Uma versão mais potente e avançada do “Type A”.

Em apenas três anos, já eram produzidas cerca de 50 mil unidades dos modelos franceses por ano. Em 1926, quase um terço dos veículos nas rodovias francesas era produzido pela Citroën, segundo site de notícias automotivas.

Chegada da Citroen no Brasil

A chegada das marcas de carro no Brasil se deu um ano após o início de suas operações na França. Em outubro de 1920, um diretor da empresa aportou no Rio trazendo um lote de carros Type A, o único modelo até então fabricado e como um dos melhores carros populares.

Mas foi outro carro da Citroen que fez sucesso no Brasil, o 11 Légère. No ano de 1972, a Citroën tentou se organizar para produzir carros por aqui. A representante fez pesquisas que apresentavam o Citroën GS confrontado com o Opala, o Corcel e o Dodge 1800. Mas, o negócio empacou e, em 1976, o governo militar fechou de vez as importações do mercado de automóveis.

Com o fim do governo militar, a Citroen voltou ao Brasil em 1991. Nesta fase, vieram importados como o BX, o ZX, o Xantia e o Xsara.

O primeiro Citroen produzido no Brasil

Você sabe qual foi o primeiro carro Citroen feito no Brasil? O Xsara Picasso, em 2001. Os modelos de carro tinham visual bem moderno para a época e foi um sucesso de vendas, com suas linhas arredondadas.

Mercado atual

A montadora do Grupo Stellantis atualmente está otimizando seus carros no Brasil, com foco muito mais em veículos utilitários, como o Citroen Jumpy ou Citroen Jumper, mas também com dois modelos de carro de passeio com um visual moderno e arrojado, o C3 e o Citroen C4 Cactus, ambos recheados de tecnologia e itens de conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *