Fastback Impetus: Conheça a versão intermediária do SUV da Fiat

Fastback Impetus Conheça a versão intermediária do SUV da Fiat

Um dos tantos modelos do novo Sport Utility Vehicle (“Veículo Esportivo Utilitário”, em tradução livre) da Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fiat) traz diversas opções para o mercado automotivo, sobretudo para quem pensa em se tornar um proprietário do bólido em questão. Trata-se do Fastback Impetus, versão com itens a mais que o modelo de entrada e com pouco menos opções que o mais equipado. 

É preciso destacar, porém, que a versão em questão é uma excelente opção para toda e qualquer pessoa que tenha interesse em comprar e/ou trocar de veículo.

Potência

Dos primeiros itens que muitos proprietários buscam informações, os relacionados à mecânica são a principal diferença do Fastback Impetus para o Limited Edition by Abarth, versão de topo do veículo. E, por ser uma versão intermediária, ele possui características inferiores ao outro citado. Nada, porém, que preocupe ou torne o desempenho ruim.

O motor 1.3 turbo com câmbio automático de seis marchas é substituído por outra motorização turbo, mas 1.0. São ótimos cento e trinta cavalos de potência em 5.750 rotações por minuto, com câmbio Continuously Variable Transmission (“Transmissão Continuamente Variável”, em tradução livre; CVT) de sete marchas. A motorização é dianteira, transversal, com três cilindros, doze válvulas, comando simples, injeção direta e flex.

Vale, também, destacar o torque do motor avaliado: 20,4 quilograma-força-metro, com 1.750 rpm no quesito.

Todos esses números garantem um desempenho bastante seguro para o veículo. No teste de aceleração de zero a cem quilômetros, foram necessários apenas 9,3 segundos para chegar à velocidade citada – pouco mais de um segundo a mais que o Limited Edition by Abarth. 

Também cabe destaque para as informações relativas à retomada do veículo: de 40 a 100 quilômetros por hora, são 7,3 segundos; já de 80 a 120 km/h, o tempo gasto para chegar ao nível de velocidade foi de 7,5s.

Consumo

Como o motor do veículo é flex, vale pontuar que existem dois tipos de combustíveis distintos. Com etanol, em perímetro urbano, foram 8,6 quilômetros por litro – já em malha rodoviária, são 12,3 km/l. Atuando com gasolina, os dados são ainda mais robustos: 11,9 km/l na cidade e excelentes 14,6 quilômetros por litro.

<h2>Itens de fábrica</h2>

Se o desempenho das características Fastback Impetus é mais em conta que a versão top de linha, os itens de série são exatamente os mesmos. Ou seja: você terá o conforto de um bólido superior gastando menos em um automóvel. 

Antes, é importante destacar que o Audace (modelo de entrada das versões Fiat Fastback) já possui diversos itens pensando no bem-estar do motorista e de todos os passageiros: quatro airbags, faróis de LEDs, freio de estacionamento elétrico com autohold, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, rodas de 17″, sistema multimídia com tela de 8,4″ e espelhamento sem fios, carregador de smartphone sem fio, alerta de saída involuntária de faixa, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, frenagem automática de emergência, farol-alto automático, chave presencial, coluna de direção com regulagem de altura, câmera de ré, aletas para trocas de marchas, e controles de tração e estabilidade.

Por fim, como versão intermediária, o Impetus soma à lista do parágrafo anterior bancos em couro com acabamento escurecido em colunas central multimídia de 10,1″, painel de instrumentos digital com tela de 7″, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 18″, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores externos com rebatimento elétrico, e teto e sensor de estacionamento dianteiro.

Nada mal para quem deseja comodidade, certo?

Preço

Ao se deparar com uma potência bastante eficiente mesmo não sendo um modelo top de linha, consumo muito em conta e itens de fábrica para dar e vender, muitos devem pensar que o veículo exige investimento bastante grande. Nada pode ser mais errado que isso. Para comprar Fastback Impetus é necessário, como preço de entrada, R$ 142.490. A diferença para a versão e o Limited Edition by Abarth é bastante considerável: o modelo top de linha tem valor com R$ 12.500 de acréscimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *